Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Camisinhas nos banheiros dos estádios da Copa

22 de junho de 2010

A África do Sul é o país com mais pessoas infectadas pelo AIDS do mundo. Ao todo, são 5,7 milhões de pessoas, o que equivale a 18,1% da população do país. Para se ter uma noção da dimensão da situação, no Soccer City (o estádio onde a seleção Brasileira derrotou a Costa do Marfim por 3 x 1) lotado, com os 88 mil lugares ocupados, 16 mil dessas pessoas seriam portadoras do vírus HIV, estatisticamente.
Em abril de 2010, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, deu início a uma campanha nacional contra a epidemia. O objetivo é realizar, até 2011, testes de HIV em 15 milhões de sul-africanos. Em 2009, foram apenas 2,4 milhões. Além disso, o plano pretende aumentar o fornecimento do tratamento com antirretrovirais para 1, 5 milhão de infectados, contra 1 milhão no ano passado.

E o que a Copa tem com isso? Em alguns estádios, é possível conseguir caixas de preservativos nos banheiros. Mas as caixas ficam jogadas em cima das pias e não parecem chamar a atenção dos torcedores. Mas e a distribuição gratuita, oficial, na porta dos estádios e em eventos do Mundial? A FIFA proibiu. Segundo a entidade máxima do futebol, os governos locais foram encorajados a instalar serviços de orientação sobre saúde para torcedores Mundial, mas isso não inclui distribuição de camisinhas na porta dos estádios.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O turista azarado das Torres Gêmeas

O turista azarado das Torres Gêmeas

Para comemorar os 20 anos do "Olá, Curiosos!", pedimos a Gilmar Lopes, criador do canal E-Farsas, para contar uma fake news de 2001. Ele lembrou da foto de um turista no topo do World Trade Center minutos antes de os aviões se chocarem contra as Torres Gêmeas. O que...

A piscina mais funda do mundo

A piscina mais funda do mundo

Os Emirados Árabes Unidos não param de inaugurar grandes atrações para atrair cada vez mais turistas. Na semana passada foi inaugurada em Dubai a piscina para mergulho mais profunda do mundo. A Deep Dive Dubai tem 60 metros de profundidade e 14,6 milhões de litros de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This