Estava participando de um evento no Museu do Futebol, em São Paulo, quando um torcedor veio me fazer uma pergunta bastante curiosa: por que o Colo-Colo carrega em sua camisa uma tarja preta em cima do escudo? Vamos à história: o nome do time de futebol chileno Colo-Colo é homenagem ao cacique mapuche de mesmo nome que liderou a resistência indígena durante a Guerra de Arauco. O perfil de um índio passou a constar no escudo em 1952. Já a tarja preta é um sinal de luto pela morte de David Arellano, capitão e um dos fundadores do time.
Arellano estreou no futebol aos 17 anos no time do Magallanes. Seis anos depois, em 1925, fundou o Colo-Colo junto com colegas do antigo clube. Um dos maiores ídolos do time até hoje, Arellano é apontado como o responsável por levar o chute de bicicleta ao futebol chileno depois de ver a técnica na Europa. Inaugurado em 1975, o Estádio Monumental de Santiago leva o nome de David Arellano.
Em maio de 1927, durante uma partida contra o Real Valladolid, na Espanha, Arellano se machucou e teve uma crise de peritonite – inflamação no peritônio, membrana da região abdominal. A situação se agravou e ele faleceu no dia seguinte. Já naquele ano, quando o time voltou ao Chile, as camisas passaram a apresentar uma tarja preta no braço esquerdo em sinal de luto.
Essa faixa permaneceu no braço até 1971. Depois, passou a aparecer logo acima do escudo, da maneira como conhecemos hoje. A utilização do “luto arriba” deu sorte, já que o time conquistou o Campeonato Chileno de 1972, a Copa Chile de 1974 e chegou à final da Libertadores de 1973. Por isso, continua sendo usado até hoje.
Será que fui eu que fez essa pergunta? Acho que sim! Valeu pela resposta, Marcelo! Essas histórias heroicas do futebol são sensacionais.
Eu Tinha Dúvida De Quem Era A Pessoa Do Escudo Do Colo-Colo.
Marcelo,Você Sabia Que O Apelido Do Coritiba,O Coxa Branca,Foi De Um Xingamento De Um Presidente Do Atlético-PR,Tratando-se Do Beque Hans Breyer?