Os japoneses são conhecidos por gostarem de misturar sabores exóticos aos chocolates, às balas e outras guloseimas. Isso fica bem claro se pararmos para reparar na quantidade de sabores do chocolate Kit Kat disponíveis nas prateleiras dos mercados do país.  No Brasil, apenas a versão original é comercializada (no bairro da Liberdade, em São Paulo, pode-se encontrar Kit Kat branco importado). Na minha recente viagem ao Japão, encontrei quatro sabores diferentes: framboesa, wasabi, cheesecake e chá verde. E olha que não deu tempo de procurar muito. Afinal, desde 2000, a marca já lançou cerca de 200 variedades diferentes só no Japão.

KIT-KATPor incrível que pareça, o sabor de Kit Kat mais vendido no Japão não é o de chocolate, nem o de framboesa, nem o de chá verde. Os japoneses preferem o de molho shoyu!

E olha que esse não é o sabor mais exótico disponível por lá. Três deles disputam o pódio: milho grelhado (com missô, batata doce e batata assada sabor manteiga); chá preto (com soda limonada e caramelo) e queijo camembert (com pasta de soja e vinagre).

O Kit Kat faz muito sucesso no Japão. Parte desse sucesso vem da semelhança do nome da marca com a expressão japonesa “kitto katsu”, que significa algo como “boa sorte” ou “sua vitória é garantida”. Por causa disso, os japoneses costumam presentear uns aos outros com Kit Kats antes de situações decisivas, como provas de vestibular e entrevistas de emprego.

A outra parte do mérito do sucesso é da própria Nestlé. A estratégia de marketing criada pela empresa de nunca parar de lançar novos sabores atrai o consumidor japonês, que é sempre ávido por novidades. Apesar da grande variedade, os sabores não costumam durar muito tempo nas prateleiras. Dos 200 que já foram lançados, apenas 20 circulam no mercado ao mesmo tempo. Depois que passa a febre da novidade, eles são substituídos por novos produtos.

A disponibilidade dos sabores também depende da preferência da população de cada região. O de milho grelhado e o de melão, por exemplo, só foram lançados no extremo norte do país. Nas ilhas do sul do Japão, por outro lado, há sabores exclusivos como o Kit Kat de batata roxa e o de frutas cítricas.