Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Kit Kat tem 200 sabores e é febre no Japão

27 de dezembro de 2012

Os japoneses são conhecidos por gostarem de misturar sabores exóticos aos chocolates, às balas e outras guloseimas. Isso fica bem claro se pararmos para reparar na quantidade de sabores do chocolate Kit Kat disponíveis nas prateleiras dos mercados do país.  No Brasil, apenas a versão original é comercializada (no bairro da Liberdade, em São Paulo, pode-se encontrar Kit Kat branco importado). Na minha recente viagem ao Japão, encontrei quatro sabores diferentes: framboesa, wasabi, cheesecake e chá verde. E olha que não deu tempo de procurar muito. Afinal, desde 2000, a marca já lançou cerca de 200 variedades diferentes só no Japão.

Em cima (esq. p/ dir.): framboesa e cheesecake. Embaixo (esq. p/ dir.): wasabi e chá verde

Por incrível que pareça, o sabor de Kit Kat mais vendido no Japão não é o de chocolate, nem o de framboesa, nem o de chá verde. Os japoneses preferem o de molho shoyu!

Kit Kat Molho Shoyu

E olha que esse não é o sabor mais exótico disponível por lá. Três deles disputam o pódio: milho grelhado (com missô, batata doce e batata assada sabor manteiga); chá preto (com soda limonada e caramelo) e queijo camembert (com pasta de soja e vinagre).

Kit Kat Milho Grelhado

 

Kit Kat Chá Preto

 

Kit Kat Queijo Camembert

O Kit Kat faz muito sucesso no Japão. Parte desse sucesso vem da semelhança do nome da marca com a expressão japonesa “kitto katsu”, que significa algo como “boa sorte” ou “sua vitória é garantida”. Por causa disso, os japoneses costumam presentear uns aos outros com Kit Kats antes de situações decisivas, como provas de vestibular e entrevistas de emprego.

A outra parte do mérito do sucesso é da própria Nestlé. A estratégia de marketing criada pela empresa de nunca parar de lançar novos sabores atrai o consumidor japonês, que é sempre ávido por novidades. Apesar da grande variedade, os sabores não costumam durar muito tempo nas prateleiras. Dos 200 que já foram lançados, apenas 20 circulam no mercado ao mesmo tempo. Depois que passa a febre da novidade, eles são substituídos por novos produtos.

A disponibilidade dos sabores também depende da preferência da população de cada região. O de milho grelhado e o de melão, por exemplo, só foram lançados no extremo norte do país. Nas ilhas do sul do Japão, por outro lado, há sabores exclusivos como o Kit Kat de batata roxa e o de frutas cítricas.

Kit Kat Melão

Kit Kat Batata roxa

Kit Kat Frutas cítricas

Veja um álbum de fotos de 135 sabores diferentes de Kit Kat já encontrados pelo mundo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

11 Comentários

11 Comentários

  1. Mari

    Deu muita vontade de ir ao Japão só pra experimentar esse paraíso de Kit Kats 🙂

    Responder
  2. Shanna Capell

    Caramba, pensei que só existisse um sabor. Na Europa também tem vários chocolates que não tem aqui e os quem tem, são só os básicos.

    Responder
  3. Cristene

    Shanna, vc achou que so existia um sabor de Kit Kat? Não! Existem bastantes no Brasil

    Responder
  4. Maria Fogueta

    ui, fiquei até com fogo de Kit Kat, rs

    Responder
  5. Daiane

    O ki kat verdinho, é de raiz forte! Só no Japão mesmo!!

    Responder
  6. Juliano

    Os japoneses e suas esquisitices…

    Responder
  7. Juliano

    Os japoneses e suas esquisitices bizarras…

    Responder
  8. Keyjlah

    Onde no Brasil que vende outros sabores? Na liberdade qual a loja que vende o de sabor branco? Pela internet vende também?Obrigada

    Responder
  9. BEATRiZ

    tem com manteiga de amendoim aqui no brasil eu já comi!!!! tinha também de caramelo

    Responder
  10. Ricardo

    pra quem quiser saber mais sobre KitKat no Japão sugiro assistir aos vídeos do canal Japão Nosso de Cada Dia no Youtube, que além de mostrar sabores diferentes explica curiosidades sobre o KitKat, como por exemplo, cada região no Japão tem sabores exclusivos e que não são encontrados em nenhum outro lugar, se vc quiser experimentar tem de ir até a região específica pra comprar.
    https://www.youtube.com/results?q=jap%C3%A3o+nosso+de+cada+dia+Kitkat

    Responder
  11. tiago

    Que massa! Que massa! Que massa! Que massa! Que massa!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This