Existem algumas versões a respeito da criação do petit gâteau, a sobremesa mais onipresente do momento. Uma delas diz que o bolinho de chocolate com calda quente por dentro foi criado por Jean-Georges Vongetrichten, chef de cozinha francês radicado em Nova York, que teria errado a quantidade de farinha na hora de fazer uma receita. Outra história dá conta que o “culpado” foi um aprendiz de chef americano, que aqueceu o forno além da conta. O petit gâteau se popularizou tanto no Brasil que restaurantes espalhados pelo país trataram de criar novos sabores. Confira alguns deles:
Petit gâteau de rapadura
Petit gâteau de rapadura é servido há dois anos Gibão de Couro
A sobremesa está presente no cardápio do restaurante Gibão de Couro, em Salvador. A ideia nasceu há 2 anos, por obra da curiosidade e do espírito de inovação de Ediliene Mangueira, proprietária da casa local. “Parece que deu certo, pois é uma das sobremesas mais pedidas”, afirma a funcionária Rosa Siqueira.
Restaurante Gibão de Couro (Salvador) – Rua Mato Grosso, 53. Tel. (71) 3240-6611
Petit gâteau de cupuaçu
Só o cupuaçu já bastaria para transformar esse petit gâteau uma versão exótica. Mas a chef Estela Maria Alves, proprietária do restaurante Raruz 21, de Goiânia, decidiu substituir o tradicional sorvete de creme pelo de tapioca. Também  trocou a calda de chocolate pelo caldo de laranja. Em São Paulo, o petit gâteau de cupuaçu pode ser encontrado na Casa Santo Antonio, na zona Sul da cidade. Ele vem acompanhado de uma bola de sorvete de chocolate.
Restaurante Raruz 21 (Goiânia) – Avenida Circular, 710. Tel. (62) 3092-3616
Casa Santo Antonio (São Paulo) – Avenida João Carlos da Silva Borges, 764, Tel. (11) 4328-6205
Petit gâteau de goiabada

 

Petit Gateau de Goiabada! Fantástico! - Foto de No Quintal, São ...

Quando abriu as portas, em dezembro de 2011, o restaurante No Quintal, em São Miguel dos Milagres (AL), já incluiu o petit gâteau de goiabada no cardápio. A invenção do chef e proprietário Lucas Nogueira. “É uma sobremesa que faz sucesso porque tem um sabor equilibrado, não sendo tão doce como a versão tradicional”, comemora Renata Amorim, mulher de Lucas.
Restaurante No Quintal (São Miguel dos Milagres-AL) – Praia do Toque. Tel. (82) 9910-7078
Petit gâteau de guavira, doce de leite e Nutella
A guavira é uma fruta doce, típica do cerrado brasileiro, que muitas vezes é confundida com a  jabuticaba. Em Bonito (MS), ela é usada para fazer sucos, sorvetes e também… petit gâteau.  Há dois anos e meio, o restaurante Casa do João serve a inusitada sobremesa – embora o número de pedidos seja sempre pequeno. O que tem mais saída é o petit gâteau de Nutella, criado pela chef Bárbara Lorena. Ele rivaliza com o petit gâteau de doce de leite e recheio de goiabada, outro sucesso do restaurante. O doce entrou no cardápio em julho de 2011. Seu criador, o chef João Canto,  substituiu o tradicional sorvete de creme pelo típico queijo branco de fazenda do Mato Grosso do Sul
Restaurante Casa do João (Bonito-MS) – Rua Felício dos Santos, 664-A, Tel. (67) 3255-1212
Petit gâteau de Ovomaltine
Quem também possui uma versão bastante original do doce é a rede de restaurantes Giraffas, que em seu cardápio tem o petit gâteau  de Ovomaltine como opção de sobremesa para os clientes.