1. O tocador de música digital portátil iPod foi lançado em 23 de outubro de 2001 pela empresa de tecnologia Apple. Ele armazenava 5GB de música.

2. O design minimalista do aparelho foi desenvolvido pelo britânico Jonathan Ive, também responsável pelo iPhone e pelo iMac – o computador da Apple, considerado inovador por ter sido o primeiro a utilizar cores vibrantes no design da máquina.

3. O fone de ouvido branco característico do iPod foi responsável por parte de seu sucesso. Mais “visível” que os fones convencionais, ele acabou chamando atenção do público, que decidia comprar o produto depois de ver  pessoas com aparência “moderninha” usando o fone. Pelo mesmo motivo – ser icônico demais – o órgão responsável pelo metrô de Nova York lançou a campanha de prevenção “Fones de ouvido dão muita bandeira. Proteja seu aparelho”, depois que o número de roubos de iPods subiu consideravelmente.

4. O iPod mais caro do mundo custa 232 mil dólares. Projetado pela designer Katherine Hughes, o iPod Touch é revestido por 149 gramas de ouro 22 quilates. Como se não bastasse, o logo da Apple e o botão central têm diamantes encrustados.

5. Em setembro de 2007, o blogueiro Adam Finley morreu atropelado. Sem encontrar seus documentos, a polícia identificou Adam através do número de série de seu iPod.

6. Um iPod salvou a vida do soldado norte-americano em serviço na Guerra do Iraque Kevin Garrad. Kevin foi alvejado no peito por uma AK-47, mas o iPod em seu bolso acabou “amortecendo” o impacto da bala.

7. A tecnologia do iPod permite que o som nele armazenado atinja, quando conectado a caixas de som, até 120 decibéis. Na França, é ilegal tocá-lo a mais de 100 decibéis.

8. Em 2006, cinco anos após o lançamento, já haviam sido vendidos mais de 40 milhões de iPods pelo mundo.

9. A bateria do iPod pode durar até 28 dias, se o uso nesse período for mínimo. Com uso máximo e contínuo, ela dura até 20 horas.

10. Em 2009, a Electrolux lançou nos EUA um aspirador de pó com uma caixa de som embutida com entrada para iPod, para que as pessoas possam ouvir música enquanto fazem a faxina.