Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como surgiram os vírus de computador

24 de abril de 2019

O vírus de computador nasceu em 1982. O primeiro deles se chamou Elk Cloner, que atacava computadores Apple II com DOS. Um disquete infectado mostrava um poema a cada 50 vezes que era utilizado. O criador foi Rick Skrenta, de Pittsburg (EUA), aos 15 anos. Ele fez isso para pregar uma peça em alguns amigos que copiavam seus jogos de computador.

Em 1987, foi criado o vírus Jerusalem, que infectava computadores com DOS através de arquivos executáveis abertos. A cada sexta-feira 13, todos os executáveis eram destruídos.

O Michelangelo surgiu em 1991. No dia 6 de março do ano seguinte, apagou todos os dados do disco rígido dos computadores que haviam sido infectados.

Criado por David Smith em 1999, o vírus Melissa se reenvia aos 50 primeiros endereços de e-mail do usuário infectado. O resultado é a sobrecarga de servidores. O FBI descobriu a façanha e prendeu Smith.

Em 2000, apareceu o ILOVEYOU. Chegava por e-mail, e parecia ser uma carta de amor. O prejuízo total foi de 5,5 bilhões de dólares.

Outro vírus de transmissão por email foi o Mydoom, surgido em janeiro de 2004. O vírus abre um “backdoor” para controle remoto do computador e ataca o site da empresa SGO.

Em maio de 2004, apareceu o Sasser, que chega por uma porta de rede vulnerável. Criado por Sven Jaschen, atinge os sistemas de algumas empresas.

Em 2006, um vírus começou a se espalhar pelos perfis dos usuários do MySpace. O internauta era infectado ao assistir algum vídeo com o vírus, e automaticamente o perfil passa a conter o mesmo vídeo e links para sites fraudulentos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Significado dos nomes de carros

Significado dos nomes de carros

Bora Nome de um vento que sopra no mar Adriático. Celta Povo germânico que viveu entre 1.200 a.C. e 1.000 a.C. Clio Musa da poesia épica e da história na mitologia grega. Corolla “Coroa de flores” em espanhol. Doblò Teve origem em doblone, antiga moeda italiana....

Periscópio

Periscópio

  A invenção do periscópio é atribuída ao russo Drzewiecki, em 1863, mas o primeiro deles foi construído pelo italiano Angelo Salmoiraghi, em 1894. O nome periscópio vem do grego periskopein, que significa ?ver em volta?. Consiste num tubo de aço dotado de uma...

Robô

Robô

  O tcheco Carel Kapec inventou o termo robô em 1921, para uma peça de teatro chamada R.U.R. (Rossum?s Universal Robots). A palavra vem de robota, que significa ?trabalho escravo?. Mas máquinas capazes de realizar trabalhos e movimentos humanos existem desde o...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This