Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Vítimas do 11 de Setembro estão nas “Bandeiras de Honra”

9 de setembro de 2011

Desde ontem, cerca de 3 mil bandeiras estão hasteadas no Battery Park, no sul de Manhattan, ao lado de onde antes ficavam as Torres Gêmeas. Elas estão ao redor de uma escultura do artista Fritz Koening chamada “The Sphere” (A Esfera), que ficou na entrada do complexo World Trade Center por 30 anos e foi transferida para o parque em 2002.

Quem se aproxima percebe que essas não são bandeiras tradicionais dos Estados Unidos. Cada uma das treze listras tem nomes de pessoas mortas nos atentados de 11 de setembro de 2001.

Estas bandeiras, chamadas de “Flag of Honor”, foram criadas pelo engenheiro John Michelotti, que decidiu lembrar das vítimas usando um ícone nacional. “Essas pessoas foram mortas porque eram americanas”, diz o idealizador. “Por isso, devem ser lembradas por um símbolo dos Estados Unidos”.

Outro estandarte homenageia apenas quem morreu a serviço durante os ataques, como bombeiros e policiais. Esta bandeira foi chamada de “Flag of Heroes”. Os nomes só estão escritos nas listras vermelhas.

Fabricadas pela Annin Flagmakers, que diz ser a mais antiga fabricante de lábaros nos EUA, essas homenagens podem ser compradas no site Flag of Honor. Elas medem 91 cm x 152 cm e custa 19,95 dólares. O lucro é distribuído entre 12 instituições e vai também para um fundo que já distribuiu 300 mil bandeiras gratuitamente para familiares das vítimas, delegacias e órgãos públicos e líderes de governo. A ideia é não deixar que as vítimas dos atentados não sejam esquecidos.

O mesmo site oferece a possibilidade de procurar um nome em cada estandarte em uma versão ampliada. Outro detalhe interessante é a Página da Vergonha, que enumera os lojistas que compraram bandeiras e ainda não pagaram a dívida.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

O presente de grego nasceu com o Cavalo de Troia

O presente de grego nasceu com o Cavalo de Troia

Arqueólogos anunciaram na semana passada que teriam sido descobertos, em escavações na Turquia, restos de uma famosa construção... e, obviamente, aí tem História. A tal construção seria o Cavalo de Troia.  A Guerra de Troia teria acontecido por volta do século 12 a.C....

Laura Consulich: naufrágio explosivo

Laura Consulich: naufrágio explosivo

Um navio afunda, há poucas vítimas e, anos depois, ele é reencontrado, sua carga, em grande parte, é recuperada e pode ser reutilizada. É uma boa notícia? Não exatamente. E aí tem História. O navio é o cargueiro italiano Laura Cosulich. Em julho de 1941, com a Segunda...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Miguel Mitsuo

    Marcelo, gostaria de saber qual treinador tem mais Olimpíadas no currículo em cada esporte?

    Responder
  2. Miguel Mitsuo

    Marcelo, gostaria de saber qual treinador tem mais Olimpíadas no currículo em cada esporte?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This