Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Titanic

24 de abril de 2019
  1. O milionário americano J. Pierpont Morgan, em 1902, comprou a empresa “White Star Line”, que construiu o transatlântico Titanic. Morgan deveria embarcar no navio na viagem inaugural, mas teve que cancelar na última hora. Ele tinha sua suíte particular, que nunca chegou a ser usada.
  2. O Titanic começou a ser construído em 1909. Media 269 metros, pesava 46.328 toneladas e navegava a uma velocidade média de 18 nós. Na época, dizia-se que nem Deus afundaria o Titanic. Sua construção foi concluída em 31 de maio de 1911. A viagem inaugural foi em 10 de abril de 1912. Seu percurso seria sair de Southampton, na Inglaterra, e chegar a Nova York.
  3. O navio colidiu com um iceberg às 23h40min de um domingo, dia 14 de abril. Das 2.225 pessoas a bordo, 1.512 morreram. A equipe de salvamento chegou ao local no dia 15 e recolheu quem ainda não havia morrido congelado. O número de botes salva-vidas era insuficiente para o número de passageiros. Além disso, muitos se recusaram a retornar ao local do naufrágio com medo da reação de quem estava na água.
  4. Há uma grande polêmica sobre o exato ponto aonde o acidente ocorreu. Hoje, a popa da carcaça do navio está a 41º 43’ 35″ Norte de latitude e 49º 56’ 54″ Oeste de longitude. Já a proa está a 41º 43’57″ Norte de latitude e 49º 56’49″ Oeste de longitude. A última posição detectada em pedidos de socorro foi 41º 46’ Norte de latitude e 50º 14’ Oeste de longitude.
  5. Catorze anos antes do Titanic zarpar, o livro “Futility”, de Morgan Robertson, foi publicado. Na história, um glamoroso navio, dito o maior do mundo, que nunca afundaria, atingia de 24 a 25 nós, media 244 metros e pesava 70 mil toneladas. Os passageiros faziam parte da elite social e não havia botes salva-vidas suficientes para todos. Numa noite gelada, o navio “inafundável” do romance bateu em um iceberg e sofreu um rasgo em seu casco. Mas a maior coincidência é o nome do transatlântico do livro: “The Titan”.
  6. Foi apenas em 1985, no dia 1º de setembro, que os restos do navio foram encontrados. A descoberta foi feita durante expedições americanas e francesas, 73 anos depois do naufrágio.
  7. Foram lançados três filmes sobre o naufrágio, todos com o nome de “Titanic”. O primeiro foi lançado em 1953, dirigido por Jean Negulesco e protagonizado por Barbara Stanwick e Robert Wagner. Em 1966, foi a vez do diretor Robert Lieberman, com o filme estrelado por estrelado por Peter Gallagher, George C. Scott, Eva Marie Saint, Tim Curry, Marilu Henner  e Catherine Zeta-Jones. No ano seguinte, foi lançada a versão de  James Cameron. Esse terceiro filme, protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, recebeu 11 Oscars. Além disso, bateu o recorde de bilheteria da história do cinema, perdendo a liderança apenas em 2010 para “Avatar”, do mesmo diretor. Interpretado por DiCaprio, Jack Dawson era um passageiro do Titanic apenas na ficção até que se descobriu um verdadeiro J. Dawson, morto no navio, em 1912.
  8. Em 31 de agosto de 2004, o jornal Daily Mail” publicou que uma fita com imagens da chegada dos sobreviventes do naufrágio foi encontrada em um galpão na Inglaterra. A gravação, feita quatro dias depois da tragédia, foi exibida na época nos cinemas de East Anglia, na Inglaterra. Um recepcionista a comprou por meia coroa e a manteve no galpão de seu jardim.
  9. Em 2008, um estudo feito pelo pesquisador australiano David Savage concluiu que grande parte dos passageiros britânicos morreu durante o naufrágio do Titanic devido ao hábito de “fazer fila” para chegar até os botes salva-vidas. Já os americanos foram menos delicados e furaram seu caminho para a salvação. Resultado: 20% das pessoas que sobreviveram carregavam passaporte americano.
  10. Millvina Dean, a última sobrevivente da tragédia, morreu em 31 de maio de 2009, aos 97 anos. Dean era a passageira mais jovem a bordo, com apenas 9 semanas de vida. A recém-nascida viajava na segunda classe com sua família para tentar a vida nos Estados Unidos. Com o acidente, Millvina ficou órfã de pai, mas sua mãe e sua irmã também se salvaram. Em seus últimos meses de vida, a senhora vendeu relíquias relacionadas ao navio e recebeu ajuda financeira de Leonardo DiCaprio e de Kate Winslet para pagar dívidas no asilo em que vivia.

Leia também:
O que os músicos estavam tocando quando o Titanic afundou?
Titanic: cinco mitos que foram por água abaixo
Curiosidades dos 100 anos de naufrágio do Titanic

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio vem do latim "Alpharabus", nome latino do grande filósofo árabe Abu Nasr Mohammad Ibn al-Farakh al-Farabi, assim chamado por ter nascido numa aldeia próxima a Farab, no Turquistão, em território hoje pertencente ao Irã. Fez seus primeiros estudos em Farab e...

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

"No Hemisfério Norte, a Primavera é a primeira estação do ano", diz o professor Warde Marx. "Para nós, no Hemisfério Sul, é o começo do fim do ano". Qual é a origem das estações do ano? De onde vieram seus nomes? Aí tem História. A princípio, os termos latinos "ver" e...

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This