Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que foi a Revolução dos Cravos, em Portugal?

24 de abril de 2019

Em 1932, Antônio de Oliveira tornou-se primeiro-ministro de Portugal e instaurou o salazarismo, regime inspirado no fascismo italiano. Em 1933, a Constituição estabeleceu o Estado Novo e autorizou o funcionamento de um único partido: a União Nacional.

No início da década de 1960, o país fortaleceu a presença militar em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, suas colônias africanas, e Salazar, que sofrera um derrame, foi substituído por Marcelo Caetano. O novo chefe de Estado permitia partidos de oposição, mas como o sistema eleitoral não era transparente, o Partido da União Nacional venceu todas as eleições de 1969.

A decadência econômica de Portugal, juntamente com o desgaste da guerra colonial, incomodava as Forças Armadas. Em 25 de abril de 1974, teve início a Revolução dos Cravos. Oficiais de médio escalão derrubaram o governo de Caetano e em seu lugar entrou o general Antônio de Spínola, eleito pela Junta de Salvação Nacional. A população festejou a vitória distribuindo a flor nacional – cravo – aos rebeldes. Um soldado colocou a flor no cano da espingarda e, imitado por muitos colegas, fez da cena um símbolo da revolução.

Então, todos os partidos políticos foram legalizados e a polícia do salazarismo acabou. Spínola renunciou em setembro de 1974 e o poder passou para as mãos do Movimento das Forças Armadas (MFA), sob influência do Partido Comunista. As eleições seguintes, em abril de 1975, foram vencidas por Mário Soares, do Partido Socialista.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio vem do latim "Alpharabus", nome latino do grande filósofo árabe Abu Nasr Mohammad Ibn al-Farakh al-Farabi, assim chamado por ter nascido numa aldeia próxima a Farab, no Turquistão, em território hoje pertencente ao Irã. Fez seus primeiros estudos em Farab e...

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

"No Hemisfério Norte, a Primavera é a primeira estação do ano", diz o professor Warde Marx. "Para nós, no Hemisfério Sul, é o começo do fim do ano". Qual é a origem das estações do ano? De onde vieram seus nomes? Aí tem História. A princípio, os termos latinos "ver" e...

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This