Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como foi a Guerra de Troia

24 de abril de 2019

A lendária Guerra de Tróia é narrada no livro Ilíada, do poeta grego Homero. Não se sabe se ela realmente aconteceu, mas se for comprovada se tratará do primeiro choque entre o Ocidente e o Oriente.

A obra de Homero cobre o final de uma disputa de 10 anos (1250 a.C. ? 1240 a.C.) que teve início com o rapto de Helena, mulher do rei de Esparta Menelau, por Páris, filho do rei troiano Príamo. Para resgatar sua esposa, o monarca pede ajuda a seu irmão Agamenon, rei de Micenas. Ele envia um enorme exército à Ásia Menor, onde montam um cerco ao redor das muralhas da cidade inimiga. Entre os líderes das frotas está o guerreiro Aquiles

O conflito só termina graças a um plano de Ulisses, rei da ilha de Ítaca. Ele ordena que as tropas finjam deixar o local da batalha e deixem à porta dos muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos acreditam se tratar de um presente e, felizes, o colocam para dentro. À noite, os soldados gregos que estavam escondidos no cavalo saem e abrem as portas da fortaleza para a invasão. Tróia é arrasada; seus líderes, mortos; e Helena, levada de volta a seu país.

Quem é quem: os personagens da Guerra de Troia

Aquiles
O maior guerreiro da Grécia. Quando era pequeno, foi mergulhado por sua mãe, a ninfa Tétis, no Rio Styx. O banho tornou seu corpo invulnerável a qualquer ferida. O único local desprotegido era o calcanhar, local pelo qual Tétis o segurou para molhá-lo nas águas. Morreu com flechada de Paris em seu ponto frágil.

Helena
A mulher mais bonita do mundo era filha de Zeus e esposa do rei de Esparta, Menelau. É sequestrada por Páris, ato que dá início à Guerra de Tróia.

Menelau
Rei de Esparta. Tem a esposa sequestrada e solicita ajuda ao irmão Agamenon, rei de Micenas, para resgatá-la.

Agamenon
O rei de Micenas é o responsável pela organização do exército que luta contra os troianos. Como recompensa pela vitória na Guerra de Tróia, recebe a filha do rei Príamo, Cassandra. É morto, junto com o ?troféu?, por sua esposa, Climnestra.

Ulisses
A idéia do cavalo de pau foi concebida por esse rei, soberano da ilha de Ítaca. Seu estratagema põe fim ao conflito contra os troianos.

Príamo
O governante de Tróia é pai de dezenas de crianças, entre elas Páris e Heitor. Após a queda de seu reinado, acaba sendo morto pelo filho de Aquiles, Neoptólemo.

Páris
Filho de Príamo, rapta Helena e dá início à Guerra de Tróia.

Heitor
O filho mais velho de Príamo é um valoroso guerreiro. Lidera as tropas troianas e morre pelas mãos de Aquiles durante a batalha.

Leia também: Tróia existiu?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

O presente de grego nasceu com o Cavalo de Troia

O presente de grego nasceu com o Cavalo de Troia

Arqueólogos anunciaram na semana passada que teriam sido descobertos, em escavações na Turquia, restos de uma famosa construção... e, obviamente, aí tem História. A tal construção seria o Cavalo de Troia.  A Guerra de Troia teria acontecido por volta do século 12 a.C....

Laura Consulich: naufrágio explosivo

Laura Consulich: naufrágio explosivo

Um navio afunda, há poucas vítimas e, anos depois, ele é reencontrado, sua carga, em grande parte, é recuperada e pode ser reutilizada. É uma boa notícia? Não exatamente. E aí tem História. O navio é o cargueiro italiano Laura Cosulich. Em julho de 1941, com a Segunda...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This