Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A guerra mais rápida da história

10 de setembro de 2021

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra. Só que essa frase é enganosa. Porque uma era o sultanato de Zanzibar, na costa oriental da África, ao lado de Tanganica (hoje os dois países estão unidos com o nome de Tanzânia). E, no canto oposto do ringue, a outra ilha era “apenas” o império britânico, a maior potência militar do mundo até a Segunda Guerra. Os ingleses tinham muitos interesses na África. Alguns territórios eram colônias propriamente ditas, outros estavam sob influência britânica. Era o caso de Zanzibar. Por causa de um tratado assinado dez anos antes, a sucessão ao trono da ilha estava condicionada a uma cláusula que, hoje, parece absurda: o candidato ao posto de sultão precisava aprovado pelo cônsul britânico na região.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

A guerra começou justamente porque um sultão morreu e havia duas possibilidades para a sucessão. Uma não era do agrado dos ingleses e a outra, sim. Foi escolhido o sultão que não era a vontade dos ingleses. O governo de Sua Majestade decretou que era caso de guerra. Colocaram no porto de Zanzibar cinco navios muito bem armados, mais 150 fuzileiros britânicos e 900 zanzibaris. O sultão entrincheirou-se no palácio, com uma força de 2800 homens.

Parece muito, mas apenas uma pequena parte era da guarda pessoal do sultão; os demais eram empregados e escravos do palácio, civis sem experiência. O comandante de um dos navios deu um ultimato ao sultão para a rendição. O prazo encerrava-se às 9h da manhã daquele dia 27 de agosto. Como ninguém se rendeu, às 9h02 deu-se início aos disparos dos canhões dos navios. Com gente muito experiente cuidando dessa artilharia, logo o palácio ficou bastante atingido, chegando a ser tomado por um grande incêndio. O cessar-fogo foi anunciado às 9h40. Fim do conflito. Saldo: cerca de 500 baixas entre os defensores do sultão e apenas um soldado inglês ferido. O sultão se mandou e conseguiu asilo na embaixada alemã. O outro postulante ao trono foi empossado e isso marcou em definitivo o fim da vida independente de Zanzibar, que virou um fantoche da Inglaterra, com um governante de mentirinha substituindo outro. Foi a Guerra Anglo-Zanzibari, que durou apenas 38 minutos. A guerra mais curta do História.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O presente de grego nasceu com o Cavalo de Troia

O presente de grego nasceu com o Cavalo de Troia

Arqueólogos anunciaram na semana passada que teriam sido descobertos, em escavações na Turquia, restos de uma famosa construção... e, obviamente, aí tem História. A tal construção seria o Cavalo de Troia.  A Guerra de Troia teria acontecido por volta do século 12 a.C....

Laura Consulich: naufrágio explosivo

Laura Consulich: naufrágio explosivo

Um navio afunda, há poucas vítimas e, anos depois, ele é reencontrado, sua carga, em grande parte, é recuperada e pode ser reutilizada. É uma boa notícia? Não exatamente. E aí tem História. O navio é o cargueiro italiano Laura Cosulich. Em julho de 1941, com a Segunda...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This