Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Vilfredo Schurmann: a caça ao submarino alemão U-513 no litoral catarinense

24 de janeiro de 2022

Durante a Segunda Guerra, os submarinos alemães afundaram 32 navios da Marinha Mercante brasileira e um da Marinha do Brasil, fazendo um total de quase 1.100 vítimas. Por outro lado, contam-se 11 naufrágios de submarinos das forças do Eixo no Brasil. Dez alemães e um italiano. A maior parte está na região Nordeste. Mas um deles foi afundado em 19 de julho de 1943 por um hidroavião americano no litoral catarinense, entre São Francisco do Sul e Florianópolis. Nenhum deles tinha sido encontrado até às 2 da madrugada de 14 de Julho de 2011.

E essa proeza de encontrar o primeiro submarino alemão em águas brasileiras coube à Expedição U-513, liderada por Vilfredo Schurmann, que é contada agora no livro “Em busca do submarino U-513”. O U-513 foi o único a ser encontrado a partir de um veleiro. Uma história emocionante.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Azul da bandeira da França volta ao tom original

Azul da bandeira da França volta ao tom original

A bandeira tricolor francesa passou por uma mudança em novembro de 2021. O presidente Emmanuel Macron ordenou a alteração do azul para o tom original, mais escuro, de 1789. Em 1976, a França tinha adotado um tom de azul mais próximo ao da bandeira da União Europeia,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
A história do Hard Rock Cafe Curiosidades sobre o Biscoito Globo Como foi criada a Copa do Mundo Curiosidades sobre o Super Dínamo Os doutores mais famosos da ficção – parte 2