Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os plebiscitos que aconteceram no Brasil

24 de abril de 2019

É uma consulta popular em que o povo aceita ou reprova uma ideia do governo pelo voto.

1963
Para garantir sua posse, depois da renúncia de Jânio Quadros, João Goulart propôs a instituição do cargo de primeiro ministro para chefiar o governo. Isso tranquilizou as Forças Armadas. Tancredo Neves foi o escolhido. A experiência, no entanto, durou apenas 1,5 ano. Goulart convocou um plebiscito, em janeiro de 1963, que restabeleceu o sistema presidencialista.

1993
A Constituição de 1988 determinou que a forma (Monarquia ou República) e o sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo) deveriam ser escolhidos pelo próprio povo. Em 21 de abril de 1993, 67,01 milhões de brasileiros foram às urnas em todo o país. Nesse plebiscito, a República foi escolhida por 44,26 milhões de eleitores (66,06%), enquanto a Monarquia teve apenas 6,84 milhões (10,21%). Os votos brancos e nulos somam 23,73%. Para o sistema de governo, o presidencialismo recebeu 55,45%, contra 24,65% do presidencialismo. Os 19,9% restantes foram de votos brancos e nulos.

Leia também: Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Loira do Banheiro existiu de verdade?

A Loira do Banheiro existiu de verdade?

A Loira do Banheiro é uma história baseada numa pessoa de verdade. Pelo menos é uma das versões. E aí tem História. Tudo começa em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, em 1880. Por razões de aliança política, o Visconde de Guaratinguetá teria forçado sua filha,...

Luzes na escuridão: curiosidades sobre cavernas brasileiras

Luzes na escuridão: curiosidades sobre cavernas brasileiras

Para o lançamento do primeiro livro "Luzes na Escuridão", em 2017, um grupo de fotógrafos especializados em cavernas - do Brasil e de diferentes partes do mundo - percorreu 5 mil quilômetros por quatro Estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Foram...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This