Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história da Casa da Moeda do Brasil

24 de abril de 2019

As primeiras moedas cunhadas no Brasil entraram em circulação nos anos de 1645, 1646 e 1654. Os holandeses, que controlavam Pernambuco, fizeram as moedas para pagar seus soldados.

Com o desenvolvimento econômico do Brasil colonial, Portugal passou a ter dificuldades em abastecer o país com a quantidade de moedas necessária.

A primeira Casa da Moeda do Brasil surgiu em 8 de março de 1694 na cidade de Salvador. Ali foram cunhadas as nossas primeiras moedas. Inicialmente, de forma quase artesanal, conseguia produzir apenas algumas dezenas de peças de ouro e prata por dia.

Quatro anos depois, ela foi para instalações provisórias no Rio de Janeiro e, em 1700. para o Recife, onde permaneceu por dois anos. Retornou em definitivo para o Rio de Janeiro, em espaço amplo e adequado.

Em 1866, foi inaugurado o Palácio da Moeda, que passaria a se chamar Casa da Moeda dois anos depois.

De 1810, data de seu aparecimento, até 1969, o papel-moeda circulante no Brasil era todo fabricado no exterior, apesar das tentativas malogradas de fazê-lo aqui.

Em 1969, começaram a circular as primeiras cédulas fabricadas no país. A Casa da Moeda, que teve suas instalações modernizadas, lançou cinco valores de cédulas diferentes em um mesmo dia, dentro do estabelecido pela Reforma do Padrão Monetário Brasileiro, de 1967.

Além de moedas de metal, ela faz cédulas de real em papel e também medalhas. A Casa da Moeda do Brasil produz anualmente uma média de 2 bilhões de cédulas, 1,2 bilhão de moedas e medalhas e 60 toneladas de ouro em barra de 12,5 quilos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é o colégio mais antigo do Brasil?

Qual é o colégio mais antigo do Brasil?

Os colégios mais antigos do país ainda em atividade foram todos fundados ainda na época do Império. O primeiro da lista é o Ginásio Pernambucano, instituição de ensino médio de Recife, que abriu as portas em 1825. Há uma discussão aí sobre a primazia porque a escola...

Livros homenageiam Independência do Brasil

Livros homenageiam Independência do Brasil

O jornalista Marcelo Duarte apresenta dois lançamentos que comemoram a Independência do Brasil. "Memória póstumas do burro da Independência", dedicado ao público infantil (que os papais vão se divertir também) e "Independência ou zero!", uma nova aventura juvenil do...

Pedro Labatut: o militar que virou bicho-papão

Pedro Labatut: o militar que virou bicho-papão

Ele nasceu na cidade de Cannes, França, em 1776 e lutou nas forças de Napoleão Bonaparte. Seu nome era Pierre Labatut ou, como acabou ficando conhecido no Brasil, Pedro Labatut. O que um militar francês veio fazer no Brasil? "Aí tem História", diz o professor Warde...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This