O Caso Evandro e as Bruxas de Guaratuba

7 de junho de 2021

Histórias que envolvem investigações criminais sempre alcançaram grandes audiências em livros, programas de rádio, séries de TV, filmes. No caso dos podcasts, narrativas sobre crimes reais ganharam um novo capítulo em 2014, com o lançamento de “Serial”, nos Estados Unidos.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Inspirado por esse podcast, o escritor, designer e professor Ivan Mizanzuk criou, em 2015, o Projeto Humanos. Sua ideia era contar histórias reais sobre pessoas reais. Já na primeira temporada, Mizanzuk tinha intenção de criar uma série em áudio dos bastidores de um misterioso crime, que ficou conhecido como “O Caso das Bruxas de Guaratuba”. O acontecimento na cidade do litoral do Paraná teve como foco a morte de Evandro, um menino de 6 anos que desapareceu no início de abril de 1992. O corpo da criança foi encontrado alguns dias depois com indícios de rituais satânicos.

O professor Marcelo Abud conta que Ivan Mizanzuk teve que adiar os planos e publicar três temporadas do Projeto Humanos até ter acesso aos autos do processo sobre o Caso Evandro. Mesmo sendo lançado em 2018, esse é um dos primeiros podcasts criminais publicados no Brasil. Em entrevistas, o escritor curitibano costuma falar sobre o que acredita que faça o público ser atraído para histórias com investigações.

Um dos méritos da temporada de “O Caso Evandro” no podcast Projeto Humanos é o aprofundamento na investigação e a descoberta de novos fatos envolvendo o crime. Para mostrar todos os lados da história, Mizanzuk produziu 36 episódios em que esmiúça e apresenta detalhes importantes dos discursos da defesa e da acusação. Todo essa riqueza de detalhes fez de “O Caso Evandro” um dos podcasts de maior sucesso do Brasil. O êxito ultrapassa os milhões de downloads. A história está sendo lançada também como série da Globoplay e em livro pela Editora Harper Collins.

O empenho de Ivan Mizanzuk abriu caminho para outros podcasts de crimes reais no Brasil, como o também excelente “Praia dos Ossos”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os soldados brasileiros do nazismo

Os soldados brasileiros do nazismo

Dia 8 de maio é a data do final da Segunda Guerra na Europa. Momento de homenagear todos os brasileiros que foram ao Velho Continente, lutar contra o nazismo, certo? Não!, afirma o professor Warde Marx. Aí tem História! Os brasileiros têm muitos motivos de orgulho: os...

Curiosidades sobre o quadro “Independência ou Morte”

Curiosidades sobre o quadro “Independência ou Morte”

O quadro "Independência ou morte", de Pedro Américo (1843-1905),  entrou para a história como o retrato do momento da proclamação da Independência. Mas ele foi pintado apenas em 1888, em Florença (Itália), sob encomenda da Corte. A obra mede 7,6 x 4,15 metros e tem...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This