Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre a bandeira do Brasil

24 de abril de 2019
  1. O verde e o amarelo entraram na nossa bandeira em 1822, num trabalho do francês Jean-Baptiste Debret.
  2. O verde representava a Casa Real Portuguesa de Bragança e o amarelo, a Casa Imperial Austríaca de Habsburgo. O losango foi uma homenagem de Dom Pedro I a Napoleão. Após a Proclamação da República, o Brasil adotou uma bandeira que copiava a americana, mas ela só durou quatro dias. A atual bandeira nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase positivista “Ordem e Progresso”, escrita em verde.
  3. As 27 estrelas que aparecem na bandeira representam os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Elas estão dispostas da mesma maneira em que apareciam no céu do Rio de Janeiro (RJ) às 9 horas e 22 minutos da manhã de 15 de novembro de 1889 (hora, dia e local da proclamação da República). A estrela que está acima da faixa Ordem e Progresso simboliza o Estado do Pará.
  4. Comemora-se o Dia da Bandeira em 19 de novembro, data em que ela foi adotada no ano de 1889. Nesse dia, o hasteamento é realizado às 12 horas, em solenidades especiais.
  5. A bandeira em mau estado deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no Dia da Bandeira.
  6. Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ao ser substituída, o novo exemplar deve ser hasteado antes que a bandeira antiga seja arriada.
  7. Todos os dias, a bandeira precisa ser hasteada no palácio da Presidência da República e na residência do presidente; nos ministérios; no Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal; nos tribunais superiores e federais; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; nas missões diplomáticas, em delegações com organismos internacionais e repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira; e em unidades da Marinha Mercante.
  8. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas, tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permanece exposta durante a noite, ela deve ser iluminada.
  9. Nenhuma bandeira de outra nação pode ser hasteada no país sem que haja ao seu lado direito, de igual tamanho e em posição de destaque, a Bandeira Nacional. A exceção são as embaixadas e os consulados.
  10. A maior bandeira nacional do Brasil está em São Vicente (SP). Ela possui 630 metros quadrados de área (o mesmo que uma quadra de futebol de salão) e pesa 110 quilos.
  11. Em recintos fechados, a bandeira brasileira deve ficar num mastro, à direita da mesa, ou desfraldada, acima da cabeça do presidente da sessão.

Leia também:
Os 500 anos da bandeira brasileira
A desconhecida bandeira do Brasil com a estrela vermelha
Brasil já teve bandeira parecida com a dos Confederados americanos
Projetos curiosos para a bandeira brasileira que não foram aprovados

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O Caso Evandro e as Bruxas de Guaratuba

O Caso Evandro e as Bruxas de Guaratuba

Histórias que envolvem investigações criminais sempre alcançaram grandes audiências em livros, programas de rádio, séries de TV, filmes. No caso dos podcasts, narrativas sobre crimes reais ganharam um novo capítulo em 2014, com o lançamento de "Serial", nos Estados...

Os soldados brasileiros do nazismo

Os soldados brasileiros do nazismo

Dia 8 de maio é a data do final da Segunda Guerra na Europa. Momento de homenagear todos os brasileiros que foram ao Velho Continente, lutar contra o nazismo, certo? Não!, afirma o professor Warde Marx. Aí tem História! Os brasileiros têm muitos motivos de orgulho: os...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This