Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os primeiros trabalhos de Luís Gustavo na TV

19 de outubro de 2021

Falecido em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, o ator Luís Gustavo recebeu muitas e merecidas homenagens. Vários de seus inesquecíveis personagens foram lembrados: o bon vivant Beto Rockfeller, o detetive Mário Fofoca, o figurinista Victor Valentin e o impagável Vavá de “Sai de Baixo”.


Filho de diplomata, Luís Gustavo nasceu na Suécia e depois se naturalizou brasileiro. Começou como ator na Tupi de São Paulo e um de seus primeiro trabalhos foi num “TV de Vanguarda”, em 1953, na peça “O Massacre”, original do francês Emmanuel Roblès, adaptada e dirigida por Cassiano Gabus Mendes (de quem Luís Gustavo viria a se tornar cunhado). Luís Gustavo participou de vários episódios de “TV de Vanguarda” e também do “Grande Teatro Tupi”. Participou ainda de inúmeras novelas antes de “Beto Rockfeller”.


Em uma delas, “O pecado de cada um”,  ele fez o papel de vilão. Mas sua maior inclinação e vocação era mesmo a comédia. Tanto que, em 1956, Fernando Baleroni criou uma série cômica chamada “Tatá, o falado”, protagonizada por Luís Gustavo, cujo apelido no meio artístico era justamente “Tatá”.


Em 1959, Geraldo Vietri criou a série “O Príncipe e o Plebeu”, a história de dois amigos que moravam na pensão de um casal italiano. Os dois amigos eram Amilton Fernandes (o príncipe, o galã) e Luís Gustavo (o plebeu, mais atrapalhado). Os donos da pensão eram vividos por Walter Stuart e Maria Vidal. Havia ainda duas lindas pensionistas, Neyde Alexandre e Meire Nogueira. A série recebeu o patrocínio exclusivo dos televisores Empire.

“O Príncipe e o Plebeu” teve uma sequência em 1960. Geraldo Vietri ampliou o leque de possibilidades da série, usando a mesma dupla de atores e a batizando de “Os Dois Príncipes”. Nesta sequência, que teve as lojas Mappin como patrocinadora, Amilton Fernandes e Luís Gustavo viajavam pelo mundo levando sempre muita confusão onde quer que chegassem.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

Van Gogh: erro ou obra-prima?

Van Gogh: erro ou obra-prima?

É difícil acreditar que o quadro “The Potato Eaters”, de 1885, seja de autoria do holandês Vicent van Gogh. O quadro tem cores opacas e formas estranhas. Nada da perfeição anatômica ou técnica. Mais incrível ainda é que o autor disse à irmã que aquele era um de seus...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This