Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os primeiros trabalhos de Luís Gustavo na TV

19 de outubro de 2021

Falecido em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, o ator Luís Gustavo recebeu muitas e merecidas homenagens. Vários de seus inesquecíveis personagens foram lembrados: o bon vivant Beto Rockfeller, o detetive Mário Fofoca, o figurinista Victor Valentin e o impagável Vavá de “Sai de Baixo”.


Filho de diplomata, Luís Gustavo nasceu na Suécia e depois se naturalizou brasileiro. Começou como ator na Tupi de São Paulo e um de seus primeiro trabalhos foi num “TV de Vanguarda”, em 1953, na peça “O Massacre”, original do francês Emmanuel Roblès, adaptada e dirigida por Cassiano Gabus Mendes (de quem Luís Gustavo viria a se tornar cunhado). Luís Gustavo participou de vários episódios de “TV de Vanguarda” e também do “Grande Teatro Tupi”. Participou ainda de inúmeras novelas antes de “Beto Rockfeller”.


Em uma delas, “O pecado de cada um”,  ele fez o papel de vilão. Mas sua maior inclinação e vocação era mesmo a comédia. Tanto que, em 1956, Fernando Baleroni criou uma série cômica chamada “Tatá, o falado”, protagonizada por Luís Gustavo, cujo apelido no meio artístico era justamente “Tatá”.


Em 1959, Geraldo Vietri criou a série “O Príncipe e o Plebeu”, a história de dois amigos que moravam na pensão de um casal italiano. Os dois amigos eram Amilton Fernandes (o príncipe, o galã) e Luís Gustavo (o plebeu, mais atrapalhado). Os donos da pensão eram vividos por Walter Stuart e Maria Vidal. Havia ainda duas lindas pensionistas, Neyde Alexandre e Meire Nogueira. A série recebeu o patrocínio exclusivo dos televisores Empire.

“O Príncipe e o Plebeu” teve uma sequência em 1960. Geraldo Vietri ampliou o leque de possibilidades da série, usando a mesma dupla de atores e a batizando de “Os Dois Príncipes”. Nesta sequência, que teve as lojas Mappin como patrocinadora, Amilton Fernandes e Luís Gustavo viajavam pelo mundo levando sempre muita confusão onde quer que chegassem.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

A primeira Bebê Johnson da história foi a paulistana Magda Solange Ferreira, em 1957, uma menina loira de olhos castanhos. No caso de Magda, um fotógrafo contratado pela Johnson & Johnson a descobriu na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e ela...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha Futebol e guerra