Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Linha do tempo da TV

24 de abril de 2019

1950
Estreou, na Tupi, “Imagens do dia”, o primeiro telejornal da TV brasileira.

1951
Teve início “Sua vida me pertence”, de Walter Foster, a primeira telenovela brasileira. Era transmitida em 2 capítulos semanais. Foi nessa novela que aconteceu o primeiro beijo da TV brasileira. A cena, que não passou de um rápido selinho, só aconteceu no último capítulo. Os atores eram Vida Alves e Walter Foster

1952
Surgiu o primeiro e mais importante teleteatro da TV brasileira: “TV de Vanguarda”.

1953
Em 17 de junho estreou “Repórter Esso”. O programa vinha de um extraordinário sucesso no rádio e foi um dos noticiosos de TV de maior sucesso.

1954
Iniciou, na Record, o primeiro seriado de aventuras produzido no Brasil: “Capitão 7”, estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira.

1955
Em 18 de setembro foi realizada a primeira transmissão externa direta, com o jogo entre Santos e Palmeiras. Estreou o programa “O céu é o limite”, de J. Silvestre, o primeiro programa de perguntas e respostas da TV brasileira. Estreou em 17 de abril “A grande gincana Kibon”, um dos programas infantis de maior sucesso e que ficou no ar por 16 anos.

1956
Estreou a primeira telenovela infantil, “Poliana”, com adaptação de Tatiana Belinky e direção de Júlio Gouveia.

1960
Iniciou-se a utilização do videoteipe.

A inauguração de Brasília foi transmitida diretamente para todo o país.

“Hamlet”, de William Shakespeare, adaptado e dirigido por Dionísio de Azevedo, foi levado ao ar já gravado em videoteipe; os registros indicam que foi o primeiro teleteatro a usar esse recurso.

Criado pela TV Cultura e organizado pela Secretaria de Educação de São Paulo, surgiu o primeiro “Telecurso”, destinado a preparar candidatos para o exame de admissão ao ginásio.

1961
Foi promulgado decreto fixando em 3 minutos o intervalo comercial.

Foi proibida a participação de menores de 18 anos em programação de debates.

1962
Foi promulgado decreto que obrigava a transmissão de 25 minutos de filmes brasileiros por dia.

Com o nome “Vamos Brincar de Forca?” e 2 horas de duração, entrou no ar pela primeira vez o programa dominical de Silvio Santos.

1963
Foi promulgado decreto que regulamenta a programação ao vivo da TV.

Na TV Excelsior (SP) estreia a primeira telenovela em capítulos diários: “25-499 Ocupado”, estrelada por Tarcísio Meira e Glória Menezes.

1964
Estreou “O Direito de Nascer”, telenovela dirigida por Boni e baseada num roteiro de rádio e que marcou o inicio de uma fase onde a programação era toda centrada na transmissão de telenovelas.

1965
Estreou o 1º Festival da Música Popular Brasileira, vencido por Edu Lobo com a música Arrastão, interpretada por Elis Regina.

Estreou o musical “O Fino da Bossa”, com Elis Regina e Jair Rodrigues, que marcou o início de uma série de programas musicais de grande sucesso.

A Record colocou no ar o programa “Jovem guarda”, com Roberto Carlos, o maior sucesso da série de musicais.

1967
Estreou “Família Trapo”, um dos humorísticos de maior sucesso da TV.

1968
O programa dominical de Silvio Santos foi rebatizado de “Domingo no Parque” e passou a ter 6 horas.

1969
Estreou o “Jornal Nacional”, da Rede Globo, primeiro programa regular a ser transmitido em rede nacional e que marcou o início das operações em rede no Brasil.

1971
O Ministério das Comunicações baixou decreto que regulamenta 3 minutos de comercial para cada 15 minutos de programação.

1972
No dia 31 de março aconteceu a primeira transmissão em cores da TV brasileira, feita pela TV Difusora, de Porto Alegre. A ocasião televisionada foi um desfile de carros alegóricos na Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

1974
Estreou a primeira telenovela educativa, “João da Silva”, realizada pela TV Cultura de São Paulo.

1975
A primeira versão da novela “Roque Santeiro” foi censurada pouco antes da estreia. Trinta capítulos estavam prontos. Uma nova versão foi ao ar 10 anos depois.

1978
Entrou no ar o “Telecurso 2º grau”, produzido pela Fundação Roberto Marinho e Fundação Padre Anchieta. Foi o programa educativo de maior sucesso na TV brasileira.

1979
Surgiram as séries brasileiras, produzidas pela Rede Globo, para substituir as séries estrangeiras.

1980
Acabou a censura oficial ao telejornalismo.

Saiu do ar a primeira emissora do país, a TV Tupi.

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) deu início às suas operações.

1981
A TV Bandeirantes se tornou a primeira emissora a utilizar satélite em suas transmissões.

1983
Foi inaugurada a Rede Manchete, com cinco emissoras próprias e uma afiliada em Porto Alegre (RS).

1985
A segunda versão da novela “Roque Santeiro” se tornou a novela com maior audiência da história da Rede Globo, com 75 pontos de audiência.

1986
Um incêndio destruiu 90% dos equipamentos da TV Cultura e fez com que o canal ficasse 3 horas fora do ar.

1988
Com a nova Constituição, mudou o sistema de concessões de canais de rádio e TV no Brasil.

1990
Estreou o Canal +, primeiro canal de TV a cabo no Brasil. A emissora foi comprada pouco tempo depois pelo Grupo Brasil e deu origem a TVA.

A Igreja Universal do Reino de Deus comprou a Rede Record após uma polêmica disputa judicial.

A novela “Pantanal”, da Rede Manchete, fez enorme sucesso com suas cenas externas e nus de atores.

1991
O sistema de televisão por assinatura foi implantado no Brasil.

1992
Foi ao ar a primeira rede internacional de TV para brasileiros. A Brazilian Television Network (BTN) estreou em Miami (EUA).

O primeiro programa interativo da TV, “Você Decide”, foi ao ar na Rede Globo.

1995
O Projac, maior centro técnico de televisão da América Latina, foi inaugurado no Rio de Janeiro (RJ). Ele pertence a Rede Globo.

Morreu Adolpho Bloch, fundador do Grupo Bloch Editores, da revista e da rede de televisão Manchete.

O SBT inaugurou o Centro de Televisão (CDT), maior construção linear para televisão feita na América Latina.

1996
Cid Moreira e Sérgio Chapelin deixaram o comando do “Jornal Nacional”, exibido pela Rede Globo, após 26 anos ocupando a posição. Os dois foram substituídos por Lílian Witte-Fibe e William Bonner.

1997
Foi fundada a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por regular e fiscalizar o sistema de telecomunicações no Brasil.

O comando da criação e programação da Globo passou às mãos de Marluce Dias da Silva. Antes, que ocupava o posto era José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

1998
Foi realizada a primeira transmissão digital no Brasil, pela Rede Globo. O canal exibiu o novo recurso durante a exibição da partida inaugural da Copa da França, realizada entre Brasil e Escócia.

1999
O Grupo TeleTV! Comprou a concessão de canal da Rede Manchete, o que não incluía bens como equipamentos ou o prédio da emissora, e se responsabilizou pelo pagamento das dívidas com o INSS e FGTS que estavam em atraso. Em novembro entrou no ar a Rede TV!

A Rede Globo inaugurou sua nova sede. Ela possui 16.500 metros quadrados de área.

Morreu João Jorge Saad, fundador da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do Creme Nivea?

Qual é a origem do Creme Nivea?

Confira a origem do Creme Nivea e o que significa "Nivea"? O nome que batizou o primeiro creme hidratante do mundo, lançado em Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 1911. Mas a história começou um pouco antes.   Em 1890, a, o farmacêutico Oscar Troplowitz comprou...

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica