Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades de “1984”: o livro que inspirou o Big Brother

21 de junho de 2021

O livro “1984“, do inglês George Orwell, foi lançado em 8 de junho de 1949. Ele é um dos romances de maior influência do século XX. A começar pelo bombardeio que temos hoje de reality shows na TV, como o principal deles, o “Big Brother”, da Rede Globo.

O livro tem como cenário um futuro distópico, onde o poder é mantido pelo Estado por meio da vigilância do “Big Brother”, o Grande Irmão, um sistema que vigia a população por câmeras 24 horas por dia, o que explica a inspiração do programa de tevê. Quem controla o passado, controla o futuro e quem controla o presente, controla o passado”.

Há várias referências de “1984” nas artes. No cinema, por exemplo, o filme “O Show de Truman” mostra como as pessoas podem ser controladas por quem dirige as câmeras. Para alguns, trata-se de uma reflexão sobre a perda da realidade. No livro de Orwell, a realidade não importa, desde que ela seja controlada pelas autoridades. A realidade será o que o governo determinar.

Na literatura, a trama da saga “Jogos Vorazes”, da americana Suzanne Collins, apresenta uma população controlada pelo governo tirânico da Capital. A competição anual, batizada de Jogos Vorazes, serve para que a população possa esquecer sua precária realidade. A história é reescrita para prevenir uma nova revolta. Na obra de Orwell, o passado não pode ser alterado, mas a memória sobre o passado sim.

Na música, David Bowie tentou adaptar “1984” para uma produção teatral, mas não foi autorizado pela viúva de Orwell. Por isso, ele reuniu as músicas já escritas, adicionou outras e lançou “Diamond Dogs”. O disco é um conjunto de estilos, onde um texto anterior é reorganizado. Uma maneira esquizofrênica de pensar, o mesmo “duplipensar” da obra de Orwell. Ou seja, aceitar duas crenças contraditórias ao mesmo tempo.

Ah, sorria! Você está sempre sendo filmado.

Silvio Alexandre, especial para o “Olá, Curiosos!” (12/06/2021)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O garimpador de histórias da TV

O garimpador de histórias da TV

Apesar de ser uma ferramenta maravilhosa, a internet ainda é muito defasada com relação à história da TV brasileira e seus personagens. Pesquisar sobre nossa televisão é, antes de mais nada, um trabalho de garimpagem. As pesquisas que Magalhães Júnior faz há quase 20...

Uma viagem curiosa no “Túnel do Tempo”

Uma viagem curiosa no “Túnel do Tempo”

"O Túnel do Tempo" estreou no Brasil em 14 de setembro de 1967 pela TV Tupi de São Paulo, sendo exibida em horário nobre, às quintas-feiras. "O Túnel do Tempo" foi uma criação do americano Irwin Allen, que já havia produzido as séries "Viagem Ao Fundo do Mar" e...

Quem foram as pioneiras da literatura fantástica no Brasil

Quem foram as pioneiras da literatura fantástica no Brasil

Pouco se fala sobre as primeiras brasileiras que escreveram literatura fantástica (a ficção científica, a fantasia e o horror). Desde o final do século XIX, o país sempre tivemos narrativas utópicas, fantasias moralizantes e romances de ciência. Mas a discussão e o...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This