Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Homenagem a Eva Wilma: os grandes personagens da “Dama da TV”

21 de maio de 2021

Eva Wilma, a Dama da TV, morreu no dia 15 de maio de 2021, aos 87 anos. Magalhães Júnior faz uma homenagem a ela, destacando momentos marcantes de sua carreira.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

A história de Eva Wilma na TV começa em 17 de agosto de 1954, uma terça-feira, para fazer um programa escrito por Maria Edith Mendes e dirigido por Cassiano Gabus Mendes: “Alô, Doçura”. O programa contava com um par romântico que vivia diferentes personagens a cada episódio. Inicialmente o par era formado por Eva Wilma e Mário Sérgio, ambos vindos do cinema e do teatro. Naquele mesmo ano, Mário Sérgio deixou o programa para fazer um trabalho internacional. Eva Wilma indicou, então, seu namorado, o também ator John Herbert, que depois seria seu marido. E o programa “Alô, Doçura” emplacou de vez – ficou no ar durante 10 anos, com algumas interrupções.

O “Alô, Doçura” era patrocinado pela empresa de cosméticos Max Factor, que também apresentava o Concurso Miss Brasil. Por indicação do ator Mário Sérgio, Eva Wilma recebeu o convite para participar. Ela não aceitou.

Eva Wilma em “Alô, Doçura”

A iniciação de Eva na vida artística começa em 1949 como bailarina das escolas Ballet Maria Olenewa, Grupo Experimental de Ballet, Ballet Halina Biernacka e o São Paulo Ballet. Em todas, ela teve experiência em teatro amador. Foi a preparação para o teatro profissional, que viria logo depois,  Em 1953, Eva Wilma passa a integrar o Primeiro Grupo do Teatro de Arena da América Latina. Entre 1953 e 2006, ela estrelou 55 peças. Em algumas, Eva trabalhou com John Herbert e também com Carlos Zara, que viria a se tornar seu segundo marido.

Eva Wilma fez 31 novelas 23 séries, minisséries e participações especiais.

Ela estreou no gênero em dezembro de 1964, pela TV Record, numa novela de Roberto Freire chamada “Prisioneiro de Um Sonho”. Seu par romântico era, mais uma vez, John Herbert. Essa novela, além de a trilha sonora ser de um tal Chico Buarque, tem como principal curiosidade o fato de Eva interpretar três personagens. Ela repetiria essa polivalência quase dez anos depois. Em 1973, na TV Tupi, Eva Wilma faria o papel de duas irmãs gêmeas em “Mulheres de Areia”, de Ivani Ribeiro.

Eva Wilma em “Plumas e Paetês”

Ela fez também papeis marcantes em novelas como “Plumas e Paetês”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “A Viagem”, “O Julgamento” e “A Indomada”.

A postura contestadora e democrática de Eva foi bastante lembrada nas homenagens que recebeu depois de sua morte. A principal lembrança foi a Passeata dos Artistas de 1968 contra a censura.  Eva Wilma estava ao lado das atrizes Tônia Carreiro, Leila Diniz, Odete Lara, Norma Benguell e Cacilda Becker na linha de frente dessa passeata, num dos momentos mais tensos da ditadura militar.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

As famosas placas azuis londrinas identificam locais em que personalidades viveram em Londres. Há algumas regras estabelecidas pela comissão que cuida disso. Os homenageados devem ter nascido há mais de 100 anos e precisam ter morrido há pelo menos 20 anos. O primeiro...

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This