Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Pato Donald

24 de abril de 2019
  1. No início dos anos 30, o grupo Walt Disney começou a produzir desenhos animados inspirados em contos infantis. As chamadas Silly Simphonies alcançaram tamanho sucesso que acabaram virando tirinhas publicadas no suplemento de domingo de alguns jornais da época. Ao fazer a quadrinização de uma delas, “A Galinha Sábia”, o cartunista Al Tagliaferro se encantou por um dos personagens, o Pato Donald.
  2. O nome completo do personagem é Donald Fauntleroy Duck. A primeira frase dita por Donald em “A Galinha Sábia” foi: “Quem? Eu? Oh, não, eu estou com dor de barriga”.
  3. O desenho foi publicado pela primeira vez no jornal “The Sun”, em 9 de junho de 1934, mas Tagliaferro, não satisfeito, resolveu propor a Roy Disney, irmão de Walt e responsável pela parte comercial da empresa, que o pato se tornasse protagonista de uma série de tiras. O empresário relutou. Contudo, acabou cedendo e, em 1937, o Pato Donald passou a ocupar o caderno dominical de alguns jornais.
  4. A tirinha tornou-se diária em 1938 e Tagliaferro foi responsável por ela até sua morte, na década de 1980. Também é dele a criação dos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho.
  5. O pato já participou de cerca de 200 filmes. Ele ganhou o Oscar por sua atuação em A Face do Führer (1942), curta anti-nazista no qual joga um tomate na cara de Adolf Hitler. A produção foi eleita o 22° melhor curta de animação da história do cinema americano.
  6. Donald ficou muito conhecido por causa de sua voz. Quem a dublava era Clarence Nash, que foi descoberto por Walt Disney nas ruas de Los Angeles. Nash trabalhava como entregador de leite e fazia imitações para atrair a freguesia. Em uma dessas performances, Disney o ouviu encarnando um bebê cabrito esganiçado e gritou na mesma hora: “Parem! Esse é o nosso pato falante!”. O contrato assinado pelo antigo vendedor com os estúdios Disney durou mais de meio século.
  7. O personagem esteve no Brasil em três longas: Alô Amigos (1943), Você Já Foi à Bahia? (1945) e Tempo de Melodia (1948). Em Você Já Foi à Bahia?, lançado no dia 3 de fevereiro de 1945, Donald contracena com Zé Carioca.
  8. No Brasil, a Editora Abril lançou a revista do Pato Donald em 12 de julho de 1950. O primeiro a traduzi-la foi Jerônimo Monteiro. Na capa, desenhada pelo argentino Luis Destuet, Donald contracena com o papagaio Zé Carioca. A edição tinha 40 páginas e teve 82.370 exemplares impressos. A revista circulou até junho de 2018.

  9. A eterna namorada do pato, Margarida, apareceu na forma como conhecemos só em 1940. Em 1937, o interesse amoroso de Donald era por uma mexicana que atendia pelo nome de Donna Duck. Margarida é considerada uma modificação de Donna.
  10. Durante a Segunda Guerra, os estúdios Disney desenharam mais 1.200 insígnias para as Forças Aliadas. Eram os soldados quem escolhiam o símbolo de sua divisão. O Pato Donald foi o campeão de pedidos, aparecendo em 216 modelos diferentes.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O que faz a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas

O que faz a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas

A antropóloga pesquisadora Bárbara Côrtes, que usa o nickname "Bacolou", é uma das fundadoras da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, criada há um ano e meio. A Liga vem articulando projetos e parcerias para fomentar a expansão da união entre mulheres no mundo...

Curiosidades sobre a mensagem de final de ano da Rede Globo

Curiosidades sobre a mensagem de final de ano da Rede Globo

A música "Um novo tempo", símbolo da mensagem de final de ano da Rede Globo, foi composta por Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta. Ela foi gravada pela primeira vez pelo elenco da TV Globo em dezembro de 1971. Regina Duarte e Elis Regina não participaram...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This