Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que os “relógios” da Apple sempre marcam 9h42?

4 de novembro de 2010

Repare bem nas imagens dos aparelhinhos lançados pela Apple aqui logo abaixo. O que eles têm em comum? (clique nas fotos para ampliar)

Em todas as fotos, o relógio do aparelho marca o mesmo horário: 9h42. Por que isso acontece? Sempre que lança um produto, a Apple começa as apresentações às 9h. A apresentação dura 40 minutos, com uma pequena margem de estouro, em geral de 2 minutos. Daí a empresa adotou o 9h42 como horário padrão de suas propagandas.
A Apple não foi a primeira a padronizar os horários em suas propagandas. Antes dela, os anúncios mostravam relógios de parede ou de pulso mostrando 10h10. Para isso também existe uma explicação.

O costume foi adotado por causa da simetria gerada pelos ponteiros nessa posição. Os ponteiros em 10h10 emolduram a marca do relógio, gerando um movimento natural dos olhos das pessoas para ela. Além disso, os publicitários explicam que  os ponteiros em 10h10 formam um sorriso no relógio, enquanto a marcação também simétrica de 8h20 mostraria uma boca triste.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Coca-Cola: a história contada em pôsteres

Coca-Cola: a história contada em pôsteres

Lançada no mercado em 1886, a Coca-Cola pode ser considerada uma das marcas mais conhecidas e presentes na sociedade. Do fim do século das Ciências à formação da geração Y, passando por duas grandes guerras, a suposta invenção do Papai Noel e o fenômeno da...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Jose Miranda

    Obrigado pela curiosa explicação.
    No caso dos relógios analógicos ficou por mencionar que as 10h e 10m representam um “V” de vitória, e tudo o que representa vitória é positivo, naturalmente.

    Responder
  2. Leandro

    Nada a ver, e quando o relógio é digital? O produto dever ser belo por si apenas e não por essas idéias furadas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This