Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como se chama o esposo da presidenta: primeiro-marido?

1 de novembro de 2010

Se a esposa do presidente é a primeira-dama, o que o marido de uma presidenta seria? Essa foi a grande pergunta do primeiro dia depois da eleição de Dilma Rousseff. O marido de uma presidenta, governadora ou prefeita é simplesmente seu marido. Não recebe nenhuma denominação especial.

A história pouco conhecida das primeiras-damas do Brasil

Alguns veículos de comunicação resolveram adotar o termo “primeiro-cavalheiro”, mas ele não está grafado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Também não existe “primeiro-consorte” ou “primeiro-marido”. Talvez o termo “primeiro-cavalheiro” até apareça em uma futura edição, já que o número de mulheres no poder tem aumentado bastante e o uso da expressão vai ganhando popularidade.

A história do Brasil marcada por uma dança de cadeiras de oligarcas, militares e populistas

A expressão “primeira-dama” apareceu pela primeira vez em 31 de março de 1860, no jornal americano Frank Leslie’s Illustrated Newspaper, e referia-se a Harriet Lane. Na verdade, ela era sobrinha do presidente James Buchanan, que ocupou a presidência dos Estados Unidos entre 1857 e 1861 e foi o único chefe de Estado americano a não se casar.

A trajetória de nossos 46 presidentes

Nota de transparência: os links acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas o veículo pode ganhar uma comissão da Amazon.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio vem do latim "Alpharabus", nome latino do grande filósofo árabe Abu Nasr Mohammad Ibn al-Farakh al-Farabi, assim chamado por ter nascido numa aldeia próxima a Farab, no Turquistão, em território hoje pertencente ao Irã. Fez seus primeiros estudos em Farab e...

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

"No Hemisfério Norte, a Primavera é a primeira estação do ano", diz o professor Warde Marx. "Para nós, no Hemisfério Sul, é o começo do fim do ano". Qual é a origem das estações do ano? De onde vieram seus nomes? Aí tem História. A princípio, os termos latinos "ver" e...

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

33 Comentários

33 Comentários

  1. Elys Marina

    Pra você ver que nesse mundo, as mulheres é que são sempre valorizadas…(rs). No cargo principal, ou coadjuvante, “elas” são sempre lembradas. A propósito, receba meus cumprimentos atrasados pelo seu niver… Mas é que foi um dia atribulado…com muitos eventos… das bruxas…

    Responder
    • Yuddi

      Por que não se chama primeiro-conde ?É uma boa denominação.

      Responder
  2. Aparecido Mariano

    Realmente é estranho ñ termos uma primrira Dama, mas acho que a Presidente devia criar um ministério e determinar a 1ª dama p/ cuidar das obras sociais (Quem vai cuidar disso agora?). Pois o país tem poucos ministérios e ñ vai custar muito, pois o povo pagará c/ prazer por uma grande obra social. q se deixar de existir vai fazer muuiiiiiiiita fallllllta.

    Responder
  3. PP

    Já que a situação é essa , penso que ela(?) deveria convidar o atual presidente, aí teriamos o primeiro “damo” – já que é tudo farinha do mesmo saco. – ´Deve ser dificil não ter história compativel……………

    Responder
  4. Vandir Aires Pinto

    Não se sabe o certo ou errado, esposo da “presidenta” deveria ser o “1ª Cavaleiro”, 1ª Marido”, “1ª Damo”, 1ª Consote”nosso dionario pelo que se vê não nos da respostas para esta pergunta vixiiiiiiiiiii….Abraços aos curiosos…com carinho Vandir.

    Responder
  5. chico chatirretch

    que falta de consideração para com os homens………..só elas têm o inlustre merecimento?????

    Responder
  6. André Ramiro

    QUANDO SE FALA DE DIREITOS IGUAIS, SERÁ QUE COM ISSO TEMOS OS DIREITOS HUMANOS EM PRÁTICA? ESTA PERGUNTA SO TEM UMA RESPOSTA SEM OS HOMENS MERESESSEM TAMBEM UM TÍTULOS EM RELACÇAO A ISSO. EMBORA EXISTEM VARIAS INJUSTIÇAS POR AÍ.

    Responder
  7. GBSM

    Lugar de mulher é lavando troxa de roupa e fazendo comida, e não presidindo um país.

    Responder
  8. Armando Salvador

    Na verdade acho que devia-se encontrar um e unico substantivo (UNIFORME) a ser usado EXEMPLO «Braço direito» assim como Deus tem a Cristo no seu lado direito….. Pensem bem talvez esteja errado, mas 1ª Dama ou 1º Cavalheiro não significa nada porque uma vez que se haver divorcio não vai haver 2º cavalheiro ou 2ª dama o que seria justo….

    Responder
  9. LaraT

    Fiquei sabendo q o marido da presidenta,recebe o nome de “eminência-parda”…

    Responder
  10. JOSEFA APARECIDA FELIPE

    PARABENS VOCE FEZ POR MERECER,ESTÁ NA PRESIDENCIA NÃO SE ESQUEÇA DOS IDOSOS ,CRIANÇAS E A CLASSE MENOS FAVORECIDAS.UM DIA VOCE PODE OCUPAR UM DESSES PERFIS E BOA SORTE E QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE.

    Responder
  11. ppedro

    mulher é a melhor coisa do mundo , é maravilhosa , é linda , é gostosa,é tudo ; pena que as próprias não achem isso , e vivem competindo entre si . apesar de tudo que eu disse que são ! ainda tem muito o que aprender com os homens

    Responder
  12. Ariane

    Existe mesmo a palavra “presidenta”?

    Responder
  13. kleber jose

    qual o nome certo do marido da presidenta é primeiro_marido ou eminência.

    Responder
  14. Paulo Silva Souza

    Com relação ao título do Marido da Presidente, acredito que Primeiro Ministro ficaria bem, berm melhor do que Primeiro Damo, Primeiro Cavalheiro, etc, etc, e etc.

    Responder
  15. Cléia Corrêa

    Olá!
    Não tive a curiosidade de saber como é chamado o marido da presidenta. Mas, na aula passada de Geografia, um aluno me perguntou:
    _Professora, como podemos chamar o marido da Presidenta?
    Como eu não sabia, começamos um debate,como poderia ser…Graças ao Google, agora tenho uma resposta!rsrs…

    Responder
  16. Brenda

    eu pemssei que era primero damo

    Responder
  17. luciana rumora

    eu me peguei com esta pergunta e fiquei com a pulga atras da orelha, trabalho com pulitica e como tal nao sabia esta resposta obrigado por tirar esta duvida.

    Responder
  18. Antonio Carlos Parreira

    Penso que se afracesacemos o nome ficaria mais chik a denominação dos ilutres srs. maridos da prefeita, governadora ou presidente.
    Veja “Premier Messier”

    Responder
  19. ROGÉRIO FERREIRA

    Marcelo Duarte,
    Não existe “presidenta”, ok? Seja homem ou mulher que ocupe o cargo, o termo é sempre “PRESIDENTE”.
    Ou será que você também é dos que puxam o “saco” de Dilma?
    A correção é de boa fé. Apenas uma contribuição para que se fale e escreva melhor a língua portuguesa, que tão assassinada é neste Brasil.

    Responder
  20. sulinha

    acho que cada um denomina como quiser, ate a academia brasileira de letras se pronunciar. quanto ao engraçadinho que disse que lugar de mulher é lavando roupa e fazendo comida, é porque com certeza não sebe o que fazer com uma na cama dentro do quarto

    Responder
  21. VANDIR AIRES PINTO

    COM MUITA ALEGRIA TENHO A GRATA SATISFAÇÃO DE REPASSAR
    À PRESIDENTE E A TODOS OS BRASILEIROS, ESSE ESCLARECIMENTO
    QUE FOGE AO ALCANCE DE CERTAS PESSOAS LIMITADAS.
    ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM CORRIGIU ISSO
    (aula de português)
    Uma belíssima aula de português!
    Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.
    A presidenta foi estudanta? Existe a palavra: PRESIDENTA?
    Que tal colocarmos um “BASTA” no assunto?
    Miriam Rita Moro Mine – Universidade Federal do Paraná.
    No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
    Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante…
    Qual é o particípio ativo do verbo ser?
    O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
    Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
    Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha.
    Diz-se: capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.
    Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
    “A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta”.
    Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação.
    DE HOJE EM DIANTE SÓ PUXA SACO IGNORANTE DIRÁ: PRESIDENTA
    Com carinho VANDIR!!!

    Responder
  22. Tiririca

    No caso da Dilma, sua esposa é a Primeira Dama

    Responder
  23. Laércio

    Concordo contigo Ariane!

    Responder
  24. Sueli

    O mais estranho de tudo foi ela agradecer a “VICE” primeira Dama, ja que temos uma presidenta, logo a primeira dama passa a ser a esposa do vice presidente, então a vice primeira dama sera a amante dele?

    Responder
  25. selma

    deveria ser primeiro cavalheiro pois o masculino de dama é cavalheiro.

    Responder
  26. Marcos Vinicius

    Primeiro Cavalheiro

    Responder
  27. Dade S. Amaral Mel

    Naturalmente que, quanto a mim, concordo que o marido duma presidente não tem uma nomenclatura como tal, do tipo que nem a esposa do presidente tem, primeira dama nesse caso.Em simultâneo,concordo ainda que não existe a presidenta como erradamente alguns brasileiros chamam,alias me desculpe, alguns! Se não a presidente. Porem,de lamentar e pedir a quem e de direito no sentido de se criar, inventar se bem que não existe, uma nomenclatura especifica do/ou para o marido duma presidente.

    Responder
  28. esterina coletti

    o lula e a Dilma sao dois ladroes

    Responder
  29. André Massala Paraíso

    eu na minha opinião é primeiro cavalheiro.

    Responder
  30. Enilson Oliveira

    Algem disse ai nos comentarios acima q lugar de mulher é na conzinha .não sei qual olugar .mas a biblia diz q melher ñ é preparada para comandar nen a propia casa qem dira um pais .mas voltando ao q interessa .tambem Acho q deveria se chamar primeiro cavalheiro.

    Responder
  31. Fabiano

    É a presidente e não presidenta, presidenta não existe no vocabulário, a não ser que o PT mude a ortografia de novo pra nós emburrecer

    Responder
  32. Jota

    O texto fala em “Presidenta” esse termo tambem não existe na lingua portuguesa, no entanto, o autor usa essa expressão e não colocou entre aspas, que seria o correto, sendo assim, podemos usar a expressão “Primeiro-Cavalheiro” perfeitamente.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This