Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 CPIs famosas

24 de abril de 2019

1. CPI do PC (1992)
Investigou as suspeitas de tráfico de influência por um dos assessores do ex-presidente Fernando Collor de Mello, PC Farias. As denúncias foram feito pelo irmão de Pedro, em uma entrevista para a revista Veja. O relatório da CPI levou ao processo de impeachment do presidente, que renunciou ao governo em 29 de dezembro de 1992.

2. CPI dos Anões do Orçamento (1993)
Verificou irregularidades na elaboração do orçamento da União. Havia suspeitas de que deputados e outros altos funcionários do governo federal haviam elaborado um esquema para manipular verbas públicas.

3. CPI dos Bancos (1999)
Criada para apurar irregularidades no sistema financeiro. Houve suspeitas de que informações sigilosas de instituições federais estavam sendo passadas a determinados bancos com o intuito de privilegiá-los em algumas negociações.

4. CPI do Judiciário (1999)
Membros do alto escalão do Poder Judiciário foram acusados de montar um esquema com membros do governo federal para facilitar o acesso a dinheiro dos cofres públicos, que eram desviados para contas em paraísos fiscais. Entre os principais envolvidos estavam o senador Luiz Estevão e o juiz aposentado e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo Nicolau dos Santos Neto.

5. CPI do Narcotráfico (1999)
Deputados e vereadores de municípios foram cassados por causa desta CPI. Ela verificou uma rede crimes relacionados ao tráfico de drogas que envolviam políticos e juízes.

6. CPI do Futebol (2000)
Trouxe à tona casos de sonegação de impostos, contribuições previdenciárias e irregularidade na venda de jogadores para o exterior e em contratos com patrocinadores.

7. CPI dos Bingos (2005)
Criada para apurar denúncias de utilização de casas de bingo em lavagem de dinheiro e supostas ligações do jogo com o crime organizado.

8. CPI dos Correios (2005)
Foi organizada para apurar as denúncias feitas pela revista Veja. O veículo teve acesso a uma fita de vídeo que mostrava o diretor dos Correios, Maurício Marinho, recebendo um pacote de dinheiro de propina e declarando que trabalhava com o aval de Roberto Jefferson, presidente do PTB, para “arrecadar” dinheiro para o partido.

9. CPI do Mensalão (2005)
Instituída no mesmo período que a CPI dos Correios, ficou responsável por investigar as acusações feitas por Roberto Jefferson em seu depoimento ao senado. Ele revelou a existência de um “mensalão” no valor de 30 mil reais dado a alguns políticos em troca de apoio parlamentar. O esquema era conduzido pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

10. CPI do Cachoeira (2012)
A CPI foi aberta depois que a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, revelou a relação do bicheiro Carlos Cachoeira com políticos influentes da região Centro-Oeste. O senador Demóstenes Torres era um dos que defendiam os negócios de Cachoeira em troca de presentes e favores.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Curiosidades na Constituição de 1988

Curiosidades na Constituição de 1988

  O direito de greve é assegurado por lei aos trabalhadores, que podem decidir o momento e a razão. (Título 2, Capítulo 2, Artigo 9º). Para se candidatar a um cargo público, o cidadão deve observar o critério de idade mínima: 35 anos para Presidente,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This