Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a história das eleições no Brasil

24 de abril de 2019

1. A primeira votação no Brasil aconteceu no dia 23 de janeiro de 1532, quando foi aberto um processo eleitoral para a escolha dos membros do Conselho Municipal das vilas de São Vicente e Piratininga. A votação foi feita de maneira indireta: quem escolheu os oficiais do conselho foram 6 representantes eleitos pelo povo.

2. Durante a República Café-com-leite, em que presidentes mineiros e paulistas se revezavam no poder, 4 candidatos não tiveram que concorrer com ninguém: Prudente de Moraes, Washington Luís, Afonso Pena e, por duas vezes, Rodrigues Alves.

3. No Brasil imperial, o voto era restrito aos cidadãos com alto poder aquisitivo. Por isso, o voto ficou conhecido como “voto censitário”.

4. Até 1932, as mulheres brasileiras não tinham direito a voto. A conquista veio na Era Vargas, mas só foi exercida em 1945, quando o país voltou a ter eleições diretas.

5. Lula não foi o primeiro operário a concorrer à Presidência do país. Em 1930, Minervino de Oliveira, empregado de uma fábrica de tecidos, disputou o cargo pelo Bloco Operário Camponês, uma ala do Partido Comunista. Ele já tinha sido eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 1928.

6. O ex-governador gaúcho Leonel Brizola voltou ao Brasil em 6 de setembro de 1979, depois de 5.594 dias de exílio, o mais longo sofrido por um político brasileiro. Na infância, Brizola trabalhou como engraxate, lavador de pratos, jornaleiro, carregador de malas em hotel e ascensorista.

7. Durante a campanha indireta de 1982, Paulo Maluf, o candidato do governo, usou um avião batizado de Esperança, mesmo nome do que carregava o presidenciável Carlos Lacerda na sua frustrada campanha de 1965. Maluf venceu as eleições.

8. Pedro Collor fez as primeiras denúncias que acabaram resultando no impeachment de seu irmão, o presidente Fernando Collor, em 1992. Pedro concorreu a uma cadeira de deputado estadual. Saiu das urnas com 5.373 votos e perdeu a eleição.

9. As eleições de 2002 se caracterizaram por apresentar diversos candidatos filhos de outros candidatos, como Levy Fidelix Filho, rebento do candidato ao governo de São Paulo Levy Fidelix, e José Carlos Eymael, cujo pai é José Maria Eymael.

10. Minas Gerais foi o estado que mais elegeu presidentes: foram 8, sem contar o topetudo Itamar Franco, que nasceu em um navio no litoral da Bahia. É também o campeão na eleição de vices: 9 mineiros ocuparam o cargo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

10 casos em que o voto foi usado como forma de protesto

10 casos em que o voto foi usado como forma de protesto

Rinoceronte Cacareco A eleição do rinoceronte Cacareco é considerada o primeiro caso de voto de protesto no Brasil. O animal do Zoológico de São Paulo venceu as eleições para vereador de São Paulo em 1959. Irritado com os casos de corrupção que noticiava, um...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This