Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As Farc

24 de abril de 2019

 

  •  As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram fundadas em 1964. Seu objetivo anunciado é usar a luta armada para instalar um regime marxista na Colômbia. O grupo é considerado terrorista pelos Estados Unidos e pela União Européia.
  • O braço político das Farc, a “União Patriótica” foi fundado em 1985. Os membros do partido conseguiram cadeiras no Senado e na Câmara Colombiana. Desde então, cerca de 3 mil pessoas ligadas à União Patriótica foram assassinadas por forças paramilitares. O governo é acusado por ONGs de conivência com os crimes.
  • Álvaro Uribe, presidente da Colômbia desde 2002, afirma que seu pai foi assassinado pelas Farc na década de 80. O jornalista americano Joseph Contretas questiona a versão do presidente — ele afirma que o pai de Uribe foi morto devido a desavenças com narcotraficantes.
  • Uma das formas de se reconhecer um guerrilheiro das Farc é um calo no ombro direito. A marca é formada pelo hábito de se carregar o fuzil nesse ombro. Soldados do exército geralmente carregam a arma no ombro esquerdo.
  • O jornal britânico “The Independent” publicou, no dia 6 de março de 2008, uma reportagem do fotojornalista Jason P. Howe intitulada “Eu me apaixonei por uma assassina”. O relato conta a descoberta de que sua namorada colombiana era militante de uma organização paramilitar chamada “Autodefensas Unidas de Colombia”, conhecida como AUC.
  • Os namoros entre integrantes são permitidos pelas Farc, desde que autorizados pelos superiores.
  • As guerrilheiras recebem orientação sexual e pílulas anticoncepcionais. Caso engravidem, devem abortar ou são dispensadas da organização.
  • A franco-colombiana Ingrid Betancourt foi sequestrada pelas Farc em fevereiro de 2002, quando era candidata à presidência da Colômbia. A política ficou em poder da guerrilha até 2 de julho de 2008.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Debates curiosos

Debates curiosos

  Em 1985, durante as eleições municipais, Eduardo Suplicy (PT), que disputava a prefeitura de São Paulo, compareceu ao debate da Globo levando consigo uma tartaruga e um coelho de pelúcia, símbolos de sua campanha. No mesmo pleito, o jornalista Boris Casoy...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This