Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

França proíbe duas versões de véus. Como eles são?

11 de abril de 2011

Entrou em vigor hoje na França uma lei que proíbe o uso de duas versões de véu islâmico em locais públicos, como  ruas, transportes coletivos, bancos, escolas, agências de correio e hospitais. O não cumprimento pode ter como punição uma multa de 150 euros ou um curso de instrução cívica. Os dois modelos proibidos na França são a burca e o niqab. Como existem diversos  véus islâmicos, aqui vai uma pequena lista (ilustrada) dos principais modelos:
HIJAB

Três belas mulheres muçulmanas vestindo hajab, usando telefone ...

Hijab

O nome é usado para se referir ao costume de se vestir modestamente no Islã em geral. Quer dizer “cobertura”. É a maneira genérica de falar de todos os modelos de véu. Costuma também ser usado para designar o tipo mais popular, que cobre a cabeça e o pescoço, deixando o rosto livre.
NIQAB

Banning niqab makes no sense in Indonesia, but wearing it does

Niqab

Seu uso é mais comum em países como Iêmen, Arábia Saudita, Bahrein e Kuwait. Costuma ser confundido com a burca, mas o niqab cobre apenas o rosto, deixando os olhos livres, enquanto a burca cobre a mulher inteira. Alguns muçulmanos salafistas acreditam que o rosto da mulher é uma parte íntima do corpo que precisa permanecer coberta.
BURCA

Coluna Fashion: Todas as muçulmanas usam burca? - Jornal Joca

Burca

Um tecido retangular com uma rede fina, que não permite que os olhos sejam vistos, cai sobre o rosto, ocultando-o todo. Esta parte do véu pode ser levantada se a mulher quiser revelar sua face. Essa descrição define a burca afegã, também chamada de chadri. Na Síria, a vestimenta ainda é usada, mas foi banida de ambientes como universidades pelo governo.
CHADOR

Xador – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Chador

É o modelo mais comum entre as mulheres iranianas. É uma capa que cobre o corpo inteiro e é jogada sobre a cabeça. O rosto fica de fora, mas o resto do corpo permanece escondido. Para mantê-lo preso, a mulher deve segurá-lo com as mãos ou enrolar uma parte do pano na cintura.
SHAYLA

Soft Chiffon Shayla Hijab Scarf - Periwinkle Blue | Hijab Store ...

 

Shayla

É uma echarpe, geralmente de tecido leve, longa e retangular. Não é presa com muita força à cabeça e garante um efeito esvoaçante. É mais popular na região do Golfo Pérsico.
KHIMAR

Vestido Islâmico Hijab Khimar Jilbab Atacado Roupas Étnicas - Buy ...

 

Khimar

Como uma capa, pode ir até bem abaixo da cintura, cobrindo completamente cabelos, pescoço, ombros e costas. O rosto fica livre.
AL-AMIRA

Ava - Bordeaux One-Piece Al Amira Hijab - Ecardin

Al-Amira

É composto por uma touca justa, que esconde os cabelos,  e um véu mais fino, que fica enrolado perto do queixo, escondendo pescoço e orelhas.
TUDONG

Jahan's Express Tudong (instock), Women's Fashion, Muslimah ...

Tudong

É usado na Malásia em ocasiões formais ou ambientes públicos. Cobre os cabelos e deixa rosto e pescoço à mostra.
PARANJA

Paranja – Wikipédia, a enciclopédia livre


O paranja era uma grande cobertura usada por mulheres da Ásia Central até o começo do século XX, principalmente entre os uzbeques e os tadjiques. A Revolução Russa acabou banindo esse tipo de vestimenta da região.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Rachel

    Acho muito difícil, as mulheres Muçulmana usar véu,em outros pais costume do Islã…Gosto do véu!NIQAB
    Cobrir todo o rosto deveria ser só no pais de origem
    que todos os povos vivam em paz…

    Responder
  2. Rachel

    Acho muito difícil, as mulheres Muçulmana usar véu,em outros pais costume do Islã…Gosto do véu!NIQAB
    Cobrir todo o rosto deveria ser só no pais de origem
    que todos os povos vivam em paz…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This