Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os sabores de Fanta que (ainda!) não experimentei

24 de julho de 2011

Você sabia que a Fanta foi inventada na Alemanha? Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola deixou de receber o xarope usado no preparo do refrigerante, inventaram a Fanta. O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi tirado da palavra “fantastique, que é parecida em muitas línguas.

Entre 1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não perder o registro. Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955. Fez sucesso e foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959. No Brasil, a Fanta Laranja foi lançada em dezembro de 1964 e a Fanta Uva, em julho de 1970.

No dia 5, fiz um post sobre os sabores do refrigerante que já experimentei. No entanto, existem alguns bem curiosos ao redor do mundo que ainda não tive oportunidade de provar, embora saiba que existam. Como sempre, o Japão lidera a lista de invenções inusitadas.

Em 2008, a leitora Juliane Takahashi me mostrou um monte de sabores de Fantas japonesas. Abaixo, as embalagens de Pêssego, Uva e Laranja.


Existe também uma versão “gelatina”, que você precisa chacoalhar antes de beber. Na latinha, está escrito algo como “shake, shake”. E como é o gosto? Juliane respondeu que eu tinha que ir até o Japão experimentar, já que o sabor é inexplicável… Abaixo, os sabores Limão, Uva e Laranja da Fanta “gelatina”.

Reparem na cor da Fanta Melão – parece produto de limpeza. Na terra do Sol nascente, eles pronunciam o nome como “meron”.

Andréia, outra leitora, mandou do Japão mais dicas de sabores curiosos de Fanta. Ela conta que a Fanta Cider tem um gosto parecido com o do Sprite. As prateleiras dos supermercados japoneses também têm Fanta sabor cassis, que faz parte da coleção Fanta Mundo. A cassis é o sabor da Nova Zelândia.

Mas os sabores bizarros não são exclusividade do Japão. No Camboja, já foi vendida a Fanta Lichia.

Em Hong Kong, um dos sabores é Melancia. Fora que a latinha ficou um espetáculo.

Países como Romênia, Polônia e Sérvia têm o sabor Shokata, feito do xarope de sabugueiro.

Você conhece algum outro sabor de Fanta que não tenha entrado nos dois posts?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O turista azarado das Torres Gêmeas

O turista azarado das Torres Gêmeas

Para comemorar os 20 anos do "Olá, Curiosos!", pedimos a Gilmar Lopes, criador do canal E-Farsas, para contar uma fake news de 2001. Ele lembrou da foto de um turista no topo do World Trade Center minutos antes de os aviões se chocarem contra as Torres Gêmeas. O que...

A piscina mais funda do mundo

A piscina mais funda do mundo

Os Emirados Árabes Unidos não param de inaugurar grandes atrações para atrair cada vez mais turistas. Na semana passada foi inaugurada em Dubai a piscina para mergulho mais profunda do mundo. A Deep Dive Dubai tem 60 metros de profundidade e 14,6 milhões de litros de...

13 Comentários

13 Comentários

  1. Cristina

    Ola…no site do Terra tem uma materia soh sobre refrigerantes exoticos, entre eles Fanta Abacaxi e Morango….
    entra la http://culinaria.terra.com.br/galerias/0,,EI36-OI162374,00.html
    bjos Cris

    Responder
  2. cesar castro

    Marcelo, aqui no Brasil teve a Fanta limão e se não me engano a Fanta guaraná, aproximadamente em 1984.
    Um abraço.
    ( Marcelo, sou especialista em direito Desportivo e atualmente faço mestrado tb de Direito Despotivo numa Universidade da Espanha, Lérida, qualquer dúvida sobre a matéria, se houver, me inclua como um de seus colaboradores)

    Responder
  3. Fernanda

    Tomei fanta morango no Chile no mês passado (MUITO BOA) e Fanta Pomelo no Uruguay – Não sou muito fã, mas isso é porque não gosto muito de pomelo….

    Responder
  4. Casal Hanashiro

    Bom, Marcelo li esse post faz alguns dia e hoje andando aqui no supermercado noa Japão, acabei de encontrar a Fanta Mel com limão e balas no sabores da Fanta, gostaria de mandar as fotos caso esteja interessado…valeu!!!

    Responder
  5. Nilcéia Kojo

    Eu tinha comprado fanta gelatina (sabores uva, laranja e limão) para seu programa, mas o correio não permitiu enviar, por ser liquido. Uma pena!

    Responder
  6. George

    Experimentei Fanta Melão (e outros sabores) quando visitei o mundo da Coca-Cola em Atlanta, passoou a ser meu sabor favorito do refrigerante, adorei.

    Responder
  7. JOse

    Hola, aqui no Paraguay temos a fanta de abacaxi (fanta piña), sem falar em um outro refrigerante que é muito bom, leve sem aquele excesso de gas, falo da PULP nos sabores Pulp naranja e Pomelo, que é uma especie de laranja mais citrica e pouco doce. Fiquei sabendo que a formula era de um paraguayo que vendeu para a Coca-Cola.

    Responder
  8. carmem lucia da silva

    olá amei a fanta laranja mais vir uma materia sobre a fanta limaõ e gostei muito seria uma bao lanca a fanta morango e guarana e abacaxi seria uma maravilha mais mão deixe de fazer a laraja por farvo.

    Responder
  9. elenilda macedo

    ja tomei a fanta maracuja e adorei é melhor q a fanta laranja,parece suco de maracuja com gás

    Responder
  10. Fernanda

    Quando viajo, uma das coisas que mais gosto de fazer é experimentar os refrigerantes diferentes que só vemos no exterior.
    Eu já provei a Fanta Cassis em Amsterdã. Em Londres pode-se encontrar a Fanta Frutas Tropicais (tem gosto de mamão); e na Suécia, a Fanta Exotic, cujo sabor é inexplicável (não sei dizer qual é o ingrediente principal, mas é meio cítrica). A já citada Fanta Pêssego, encontrada no Japão, pude provar recentemente – é muito gostosa; também comprei a Fanta Melão (cor bonita, mas sabor estranho; não tem gosto de melão). Vale a pena também experimentar a Fanta Laranja quando estiver fora do Brasil: o sabor nunca é igual ao que já conhecemos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This