Você gosta daqueles segredinhos de viagem? Antes de ir para a Califórnia, eu devorei todo o guia “Os Endereços Curiosos de São Francisco”, da jornalista brasileira Kátia Maluf, que mora por aqueles lados há um bom tempo. Entre tantas dicas, fiz questão de testar duas em especial: “O fast food In-N-Out Burger é uma empresa familiar que funciona desde 1948 e tem como filosofia usar alimentos sempre frescos (nunca congelados), preparados à mão, livres de aditivos e entregues diariamente em cada loja. O cardápio só tem três sanduíches – hambúrguer, cheeseburguer e cheeseburguer duplo. Se você disser que quer seu hambúrguer feito no “Protein Style”, por exemplo, ele vem enrolado numa folha de alface em vez de vir dentro de um pão”. Segui a sugestão da Kátia e adorei o “Protein Style”.

A segunda visita foi à tradicional sorveteria Polly Ann Ice Cream, fundada em 1955. O que a faz tão especial? Kátia escreveu: “Ela logo ganhou a reputação de oferecer a mais variada seleção de sorvetes da cidade (incluindo abobrinha e gengibre)”. A sorveteria fica num bairro residencial muito distante do centro. Só cheguei lá graças ao GPS. Demorei um tempão para escolher. Acabei pedindo uma bola de gergelim – o que eu achei ser o mais exótico em oferta aquele dia. O sorvete era cinza e… simplesmente horrível!


A sorveteria tem outras curiosidades. Se o cliente estiver em dúvida sobre o sabor, há uma roda da sorte atrás do balcão. Algo como um “Sorvetando”…


Uma divertida placa adverte: “destratar os funcionários pode resultar em porções menores”. No caso do sorvete de gergelim até que a punição não é tão grave assim.