Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Lacrosse pode voltar a ser um esporte olímpico

25 de julho de 2012

No mês passado, o lacrosse foi oficialmente aceito na Federação Internacional dos Esportes. Este é o primeiro passo para que um esporte possa fazer um requerimento ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para fazer parte dos Jogos. Depois de aprovada, a modalidade ainda tem que esperar no mínimo sete anos para poder começar a competir.

O esporte já foi aprovado para participar dos Jogos Mundiais (World Games) de 2017, na Polônia. Trata-se de um evento que acontece nos anos posteriores às Olimpíadas, onde participam esportes não olímpicos já aprovados pelo COI. O taekondô e o triatlo são exemplos de modalidades hoje olímpicas que passaram pelos Jogos Mundiais.
A Federação Internacional de Lacrosse estima que nas Olimpíadas de 2024 o esporte retorne à categoria olímpica, 116 anos depois de sua última participação efetiva. Em 2016, o golfe e o rúgbi terão completado sete anos desde sua aprovação pelo COI, e integrarão os Jogos do Rio de Janeiro.
Você sabe o que é lacrosse?
É um jogo inventado pelos indígenas norte-americanos, que era praticado desde o descobrimento do continente. Em 1867, quando a atividade já tinha sido difundida entre os colonizadores, um dentista canadense registrou as regras oficiais. São parecidas com as do hóquei (o objetivo é marcar gols), mas usa-se um taco especial, com uma espécie de rede na ponta, que serve para capturar a bola. O jogo sempre foi mais comum entre os homens do que entre as mulheres. As primeiras partidas femininas aconteceram na década de 20, e até hoje as regras diferem significantemente da modalidade masculina. As mulheres entram em campo com dois jogadores a mais, e entre elas não é permitido contato físico.

Gravura do lacrosse original praticado por indígenas

O lacrosse já teve seus dias de glória: entrou para a lista dos esportes olímpicos nos Jogos de 1904 e 1908. Nos dois anos, a equipe do Canadá foi campeã. A prata ficou para os Estados Unidos em 1904 e para a Inglaterra, 1908. Em 1928, 1932 e 1948, o lacrosse participou do evento como esporte de demonstração, categoria criada para abrigar esportes que pleiteiam uma vaga em futuras competições. A iniciativa não deu certo: o lacrosse nunca mais apareceu em uma Olimpíada. E os jogos de demonstração foram extintos da grade olímpica em 1996.

Time canadense campeão em 1908

Apesar de muito antigo, o lacrosse não é um esporte em decadência. É a atividade que mais cresceu nos colégios norte-americanos nos últimos dez anos. Também é bastante popular em escolas inglesas. O campeonato mundial, que em 1967 contava com apenas quatro delegações, hoje reúne equipes de 45 países.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Romilson de Lima

    Belo post Marcelo,uma pena que o calendário das olimpiadas não suporta todos os esportes.
    Mais sobre Lacrosse em UmGrandeEscudeiro.blogspot.com
    http://migre.me/a2MzP

    Responder
  2. Romilson de Lima

    Belo post Marcelo,uma pena que o calendário das olimpiadas não suporta todos os esportes.
    Mais sobre Lacrosse em UmGrandeEscudeiro.blogspot.com
    http://migre.me/a2MzP

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This