Os vikings eram navegadores e construtores de embarcações, que começaram a partir da Escandinávia no ano 800 em busca de novas terras. Um dos vikings mais famosos foi o soberano Harald “Bluetooth” Gormsson. No século X, ele unificou a Dinamarca, a Suécia e a Noruega em um só reino.  Ele foi tema da pergunta do milhão do quadro “Quem quer um milionário?” do programa “Domingão do Huck” de 26 de dezembro de 2021. O competidor, o professor carioca Rafael Cunha, não quis responder a pergunta e terminou sua participação com 500 mil reais.
VIKINGS
Há várias versões para a origem do apelido “Dente Azul” (blue tooth). A mais popular diz que Harald tinha um dente podre que parecia azulado. Fala-se também de uma tradição nórdica de riscar os dentes com lâminas ou mesmo pontas de machado, fazendo sulcos laterais, o que permitiria o rápido reconhecimento entre algumas tribos. O doloroso procedimento dava uma tonalidade azulada ao dente. Alguns vikings colocavam tinta vermelha nesses sulcos para dar um aspecto mais assustador aos adversários no campo de batalha. Outra possibilidade é que Harald tinha pele morena e cabelos escuros, diferente de outros escandinavos, e teria sido chamado de “blä”, que significa escuro para os antigos nórdicos.
Reconheceu o nome do rei? Foi em homenagem a ele mesmo que o Bluetooth, dispositivo que conecta dois aparelhos sem a necessidade de fios, foi batizado. A invenção foi do engenheiro holandês Jaap Haartsen, que começou a trabalhar nesse projeto em 1994. Um grupo de empresas – com a participação de IBM, Toshiba, Nokia, Intel e Ericsson – se reuniu para criar um padrão para o dispositivo.
Nessa época, o engenheiro americano Jim Kardash, da Intel, estava lendo o livro “The Long Ships”, do sueco Frans G. Bengtsson, de 1941. Ele conta as aventuras do povo viking – incluindo a saga do rei da Dinamarca. Ele sugeriu o nome com o seguinte argumento:  “O rei Harald Bluetooth ficou famoso por unificar a Escandinávia da mesma maneira que estamos tentando unificar as indústrias de computadores e celulares com uma conexão sem fio de curto alcance”.