Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem é o brasileiro que compôs “All I Want for Christmas is You”

20 de dezembro de 2021

“All I Want for Christmas is You”, a canção de Natal moderna de maior sucesso de todos os tempos, foi composta pela americana Mariah Carey e pelo produtor musical paulistano Walter Afanasieff em 1994.

Os dois trabalharam juntos em outros sucessos de Mariah, como “Hero” e “One Sweet Day”, entre 1990 e 1998. A gravação natalina aconteceu em agosto num estúdio em Nova York e o lançamento foi em 29 de outubro de 1994.

Até 2018, “All I Want for Christmas is You” tinha arrecadado 60 milhões de dólares em direitos autorais. Afanasieff fica com 50% desse total. A cada Natal, calcula-se que a música renda para ele mais 700 mil dólares.

“Não é ‘O Lago dos Cisnes’, mas é por isso que é tão popular. A música é simples e palatável”, declarou Afanasieff sobre a canção.

Ele foi produtor musical de outros grandes cantores. Com “My Heart Will Go On”, interpretada pela canadense Celine Dion e tema do filme “Titanic”, ele ganhou o Grammy 1999 como “Álbum do Ano”.

Produziu músicas de animações do Estúdio Disney, como “A Bela e a Fera” (dueto com o mesmo nome) , “Aladdin” (“Um Mundo Ideal”) e “O Corcunda de Notre Dame (“Um Dia”).

Também foi produtor e arranjador da música “Vencer Distâncias”, do desenho Hércules, que Michael Bolton defendeu na cerimônia do Oscar de 1998. Mas a ganhadora da categoria canção original foi “My Heart Will Go On”.

Seu nome real é Vladimir Nikitich Afanasiev. Ele é filho de um casal de imigrantes russos que se conheceu no Brasil em 1950. Afanasieff nasceu em 1958 e sua família se mudou para São Francisco, nos Estados Unidos, em 1962. Ele não sabe falar português.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O que faz a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas

O que faz a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas

A antropóloga pesquisadora Bárbara Côrtes, que usa o nickname "Bacolou", é uma das fundadoras da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, criada há um ano e meio. A Liga vem articulando projetos e parcerias para fomentar a expansão da união entre mulheres no mundo...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This