1. PARAQUEDASNo século 14, os chineses já faziam experiências no intuito de desenvolver um mecanismo que aparasse a queda livre.
  2. O pintor, escultor, arquiteto e cientista italiano Leonardo da Vinci esboçou, em 1514, um “protetor para quedas” de pano. Esse paraquedas primitivo tinha a forma de uma pirâmide de pano e serviu para Da Vinci estudar aerodinâmica.
  3. O químico francês Louis Lenormand ressuscitou estes planos em 1783. Ele saltou de uma enorme torre em Lyon, na França, munido apenas de dois guarda-chuvas de 1,5 metro de diâmetro um em cada mão. Sobreviveu.
  4. Dois anos depois, outro francês, François Blanchard, obrigou um amedrontado cachorro a saltar de seu balão num cesto amarrado a um protótipo de paraquedas.
  5. Mas o primeiro ser humano a saltar, com sucesso, de paraquedas de verdade foi o balonista francês André Jacques Garnerin (1769-1823). No dia 22 de outubro de 1797, ele saltou de paraquedas de uma altura de 914 metros e aterrisou, são e salvo, no Parque Monceau, em Paris (França), para alívio da multidão que o observava.
  6. Passou a se exibir em vários países.  Repetiu a façanha na Inglaterra em 1802, saltando de 2.438 metros de altura. O paraquedas parecia um enorme guarda-chuva, feito de lona branca e medindo aproximadamente 7 metros de diâmetro. Os saltos eram feitos de balões de ar quente.
  7. No Brasil, o primeiro salto só ocorreu em 1890, executado pelo americano Spencer Stanley, em São Paulo.
  8. O primeiro homem a pular de um avião foi o capitão Albert Berry, do Exército dos Estados Unidos, em 1912.

Livro conta curiosidades sobre as invenções.