windows

Windows 1.0
Lançamento: 1985

Antes do Windows, os usuários de computadores tinham o MS-DOS, um método de digitar comandos em uma tela preta. O primeiro Windows permitiu que o usuário pudesse mover o mouse, apontar e clicar nas tarefas. Trouxe como inovações o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando, Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação.

Windows 2.0
Lançamento: 1987

Tinha mais recursos, ferramentas e cores. A partir dessa versão, os usuários puderam sobrepor janelas, que ganharam a capacidade de maximizar e minimizar, controlar o layout da tela e usar atalhos no teclado.

Windows 2.11
Lançamento: 1989

Pequenas mudanças de gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers Postscript.

Windows 3.0
Lançamento: 1990

É considerado o primeiro sistema gráfico da Microsoft. Com 16 cores, trouxe gráficos mais avançados. Só que ainda precisava ativar primeiro o MS-DOS para ativar o Windows.

Windows 3.1
Lançamento: 1992

Essa versão permitiu o uso de mais línguas de trabalho, incluindo o cirílico e o japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi.

Windows for Workgroups 3.1
Lançamento: 1992

Era bem parecido com o Windows 3.1, com suporte a rede, fax-modem e correio eletrônico.

Windows 3.2
Apenas acrescentou o chinês como língua de trabalho.

Windows for Workgroups 3.11
Lançamento: 1993

Era praticamente a revisão da versão anterior.

Windows for Pen Computing
Lançamento: 1994

Tinha todos os recursos do Windows for Workgroups 3.11, além do suporte a canetas para PCs.

Windows 95
Lançamento: 1995

Chamado também de Windows 4. A interface sofreu mudanças, com menu Iniciar e Barra de Tarefas. Além disso, o Windows passou a ser ativado sem precisar da dependência prévia do MS-DOS. Foi nessa versão que apareceu o sistema de ficheiros (ou arquivos).

Windows 95 Plus!
Lançamento: 1996

Pacote de diferentes temas visuais e sonoros para personalização do Windows 95. A versão incluía o navegador Internet Explorer.

Windows 98
Lançamento: 1997

A versão serviu para corrigir as falhas da anterior. A novidade foi a integração do sistema operacional com a internet, utilizando o Internet Explorer 4. O sistema era maior que o Windows 95 e possuía mais funções. Por isso, era também mais lento e instável.

Windows 98 SE
Lançamento: 1999

Foi desenvolvido para corrigir as falhas do antecessor. Tinha drivers e programas novos: Internet Explorer 5, Internet Connection Sharin, NetMeeting 3 e suporte a DVD.

Windows 2000
Lançamento: 2000

Tinha falhas de segurança que faciltavam a ação de crackers e invasores. A marca da mudança visual era o tom de bege nos menus e barra de tarefas, além dos ícones redesenhados. Foi essa versão que incluiu redes avançadas e produtos sem fio, como o recurso dos dispositivos USB.

Windows ME
Lançamento: 2000

Foi a última versão baseada no Windows 95. As novidades foram o Windows Movie Maker, o Windows Media Player 7 e o Internet Explorer 5.5. Há rumores de que, com medo de perder mercado para a nova versão do Mac OS X, a Microsoft lançou o Windows ME apenas para que os consumidores aguardassem a versão XP.

Windows XP
Lançamento: 2001

XP vem da palavra eXPeriência. A mudança na interface foi radical, e a inicialização da máquina ficou mais rápida. Mas era mais pesado e, por isso, exigia mais memória dos computadores.

Windows Vista
Lançamento: 2007

A interface trouxe recursos de transparência, sistema de alternância 3D de janelas Flip 3D e visualização de miniaturas. Tem seis versões: Vista Starter Edition, Vista Home Basic, Vista Home Premium, Vista Business Edition, Vista Enterprise Edition e Vista Ultimate Edition.

Windows 7
Lançamento: 2009

A interface sofreu mudanças, como a utilização de ícones maiores na barra de tarefas e mais transparência que o Windows Vista. É possível também minimizar as janelas, sacudindo-as com a seta do mouse, e redimensioná-las com um clique nas bordas.