Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As versões do Windows

24 de abril de 2019

 

Windows 1.0
Lançamento: 1985

Antes do Windows, os usuários de computadores tinham o MS-DOS, um método de digitar comandos em uma tela preta. O primeiro Windows permitiu que o usuário pudesse mover o mouse, apontar e clicar nas tarefas. Trouxe como inovações o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando, Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação.

Windows 2.0
Lançamento: 1987

Tinha mais recursos, ferramentas e cores. A partir dessa versão, os usuários puderam sobrepor janelas, que ganharam a capacidade de maximizar e minimizar, controlar o layout da tela e usar atalhos no teclado.

Windows 2.11
Lançamento: 1989

Pequenas mudanças de gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers Postscript.

Windows 3.0
Lançamento: 1990

É considerado o primeiro sistema gráfico da Microsoft. Com 16 cores, trouxe gráficos mais avançados. Só que ainda precisava ativar primeiro o MS-DOS para ativar o Windows.

Windows 3.1
Lançamento: 1992

Essa versão permitiu o uso de mais línguas de trabalho, incluindo o cirílico e o japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi.

Windows for Workgroups 3.1
Lançamento: 1992

Era bem parecido com o Windows 3.1, com suporte a rede, fax-modem e correio eletrônico.

Windows 3.2
Apenas acrescentou o chinês como língua de trabalho.

Windows for Workgroups 3.11
Lançamento: 1993

Era praticamente a revisão da versão anterior.

Windows for Pen Computing
Lançamento: 1994

Tinha todos os recursos do Windows for Workgroups 3.11, além do suporte a canetas para PCs.

Windows 95
Lançamento: 1995

Chamado também de Windows 4. A interface sofreu mudanças, com menu Iniciar e Barra de Tarefas. Além disso, o Windows passou a ser ativado sem precisar da dependência prévia do MS-DOS. Foi nessa versão que apareceu o sistema de ficheiros (ou arquivos).

Windows 95 Plus!
Lançamento: 1996

Pacote de diferentes temas visuais e sonoros para personalização do Windows 95. A versão incluía o navegador Internet Explorer.

Windows 98
Lançamento: 1997

A versão serviu para corrigir as falhas da anterior. A novidade foi a integração do sistema operacional com a internet, utilizando o Internet Explorer 4. O sistema era maior que o Windows 95 e possuía mais funções. Por isso, era também mais lento e instável.

Windows 98 SE
Lançamento: 1999

Foi desenvolvido para corrigir as falhas do antecessor. Tinha drivers e programas novos: Internet Explorer 5, Internet Connection Sharin, NetMeeting 3 e suporte a DVD.

Windows 2000
Lançamento: 2000

Tinha falhas de segurança que faciltavam a ação de crackers e invasores. A marca da mudança visual era o tom de bege nos menus e barra de tarefas, além dos ícones redesenhados. Foi essa versão que incluiu redes avançadas e produtos sem fio, como o recurso dos dispositivos USB.

Windows ME
Lançamento: 2000

Foi a última versão baseada no Windows 95. As novidades foram o Windows Movie Maker, o Windows Media Player 7 e o Internet Explorer 5.5. Há rumores de que, com medo de perder mercado para a nova versão do Mac OS X, a Microsoft lançou o Windows ME apenas para que os consumidores aguardassem a versão XP.

Windows XP
Lançamento: 2001

XP vem da palavra eXPeriência. A mudança na interface foi radical, e a inicialização da máquina ficou mais rápida. Mas era mais pesado e, por isso, exigia mais memória dos computadores.

Windows Vista
Lançamento: 2007

A interface trouxe recursos de transparência, sistema de alternância 3D de janelas Flip 3D e visualização de miniaturas. Tem seis versões: Vista Starter Edition, Vista Home Basic, Vista Home Premium, Vista Business Edition, Vista Enterprise Edition e Vista Ultimate Edition.

Windows 7
Lançamento: 2009

A interface sofreu mudanças, como a utilização de ícones maiores na barra de tarefas e mais transparência que o Windows Vista. É possível também minimizar as janelas, sacudindo-as com a seta do mouse, e redimensioná-las com um clique nas bordas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Significado dos nomes de carros

Significado dos nomes de carros

Bora Nome de um vento que sopra no mar Adriático. Celta Povo germânico que viveu entre 1.200 a.C. e 1.000 a.C. Clio Musa da poesia épica e da história na mitologia grega. Corolla “Coroa de flores” em espanhol. Doblò Teve origem em doblone, antiga moeda italiana....

Como surgiram os vírus de computador

Como surgiram os vírus de computador

O vírus de computador nasceu em 1982. O primeiro deles se chamou Elk Cloner, que atacava computadores Apple II com DOS. Um disquete infectado mostrava um poema a cada 50 vezes que era utilizado. O criador foi Rick Skrenta, de Pittsburg (EUA), aos 15 anos. Ele fez isso...

Periscópio

Periscópio

  A invenção do periscópio é atribuída ao russo Drzewiecki, em 1863, mas o primeiro deles foi construído pelo italiano Angelo Salmoiraghi, em 1894. O nome periscópio vem do grego periskopein, que significa ?ver em volta?. Consiste num tubo de aço dotado de uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This