Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Períodos históricos

24 de abril de 2019

  • Medieval (1150 ? 1400)
    A expressão mais conhecida deste período é o canto gregoriano, um tipo de música vocal de uso litúrgico. Ela possui um ritmo flexível e não está sujeita a nenhum compasso nem a nenhuma medida.


     
  • Renascimento (1400 ? 1600)
    O século 15 foi marcado por maior liberdade de composição, principalmente no que diz respeito à harmonia e à polifonia (simultaneidade de várias melodias que se desenvolvem independentemente, mas dentro da mesma tonalidade). Um dos grandes nomes do período é o italiano Giovanni Palestrina.


     
  • Barroco (1600-1750)
    Neste período, foram estabelecidas as bases que regeram a música por mais de 300 anos. As orquestras assumiram o formato atual e surgiram os gêneros ópera e cantata. As composições são marcadas por frases musicais cheias de ornamento, pequenas notas auxiliares que são tocadas perto da linha melódica. Johann Sebastian Bach, Georg Fredrich Händel e Antonio Vivaldi são três expoentes da época.


     
  • Clássico (1750-1830)
    Berço da sonata. Marcado por um estilo de música com espírito mais profano. Seus grandes representantes são Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn.


     
  • Romântico (1830-1920)
    As obras deixam a rigidez do classicismo de lado e assumem maior expressividade. O emocional e a dramaticidade predominam nas composições. Paralelamente, a música ganha caráter comercial. Surgem as salas de concerto e passa-se a pagar ingressos para escutar a execução de uma peça. Ludwig van Beethoven está entre os principais compositores do período.
     
  • Contemporâneo (1920-até hoje)
    Gustav Mahler, Claude Debussy e Richard Strauss se consagraram no período pós-1ª Guerra Mundial. Nele o experimentalismo ganha força. Aparecem diferentes estilos de composição.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre Eduardo Saverin

Curiosidades sobre Eduardo Saverin

Um dos fundadores do Facebook, Mark Zuckerbergé paulistano, nascido em 19 de março de 1982, filho de Roberto e Sandra Saverin. Eugênio Saverin, avô de Eduardo, era alemão, e chegou ao Brasil como refugiado. Em 1952, ele fundou a grife infantil Tip Top, sendo um dos...

10 redes sociais

10 redes sociais

1. O primeiro site com características de rede social surgiu em 1997. Era o Six Degrees, criado para provar a teoria dos seis graus de separação – um amigo é uma relação de primeiro degrau; o amigo do amigo, segundo;...

10 curiosidades sobre o Facebook

10 curiosidades sobre o Facebook

1. O “The Facebook” foi lançado em um dormitório da Harvard no dia 4 de fevereiro de 2004. O fundador foi o ex-universitário Mark Zuckerberg. Ele teve a ajuda dos colegas Eduardo Saverin (um brasileiro) e Andrew McCollum. 2. Saverin...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This