Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Internet

24 de abril de 2019

1. No começo dos anos 60, o americano Paul Baran concebeu uma rede de computadores na qual cada máquina seria capaz de orientar o trabalho das outras. Durante a Guerra Fria, preocupado com a possibilidade de que um conflito nuclear com a União Soviética paralisasse as comunicações, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolveu essa rede de computadores para que seus pesquisadores pudessem continuar trocando ideias. O plano inicial era ligar quatro locais: a Universidade da Califórnia, a Universidade de Santa Barbara, o Instituto de Pesquisas de Stanford e a Universidade de Utah. Naquele tempo, não havia sistemas padrão de operação de computadores. As máquinas não podiam se comunicar umas com as outras.

2. Em 1969, surgiu a ARPAnet, que ligava computadores de centros de pesquisas acadêmicas a máquinas militares nos Estados Unidos. A primeira demonstração oficial foi feita no dia 21 de novembro daquele ano. Dois anos depois, eram 24 centros interligados. O projeto era chamado ARPAnet porque foi encomendado pela ARPA (Departament of Defense’s Advanced Research Project Agency) a um grupo de talentosos engenheiros de computação, liderado por J.C.R. Licklider e Robert Taylor.

3. Somente em 1981 a ARPAnet deu lugar à Internet, abrindo o acesso à pesquisa acadêmica e permitindo o acesso de centros estrangeiros. No ano de 1992, a Internet ultrapassou a marca de 1 milhão de estações interligadas, servindo a aproximadamente 10 milhões de usuários. Começou aí a exploração comercial da rede.

4. A Internet atual é um complexo de redes interconectadas em que milhões de pessoas de todo o planeta compartilham serviços e trocam mensagens. Lá são encontrados, inclusive, serviços pouco convencionais, como o oferecido pelo site “Seu Último E-mail”. Criado em julho de 2004, ele permite que seu usuário escreva e-mails para serem enviados a amigos e parentes depois de sua morte. As mensagens são criptografadas e armazenadas. Em seguida, a pessoa recebe um documento pessoal que deve imprimir e guardar em local seguro, ao lado de seus dados pessoais mais importantes, como passaporte ou testamento. Quando morrer, esse documento indicará como contactar a equipe do site, que ativará o envio automático aos destinatários.

5. Em 1992, foi criada a Rede Nacional de Pesquisa (RPN), que passou a operar os nós de rede no Brasil. Um ano depois, o primeiro visualizador da internet, o Mosaic, foi criado por Marc Anderssen, que depois idealizou o Netscape.

6. Em 1994, Jerry Yang e David Filo lançaram o site Yahoo!. No ano seguinte, foi regulamentada a utilização comercial da internet no Brasil. O Jornal do Brasil foi quem lançou a primeira publicação brasileira na internet. O Bradesco foi pioneiro no serviço Internet Banking.

7. Em 1996, nasceu o portal Universo Online (Uol), que se tornou o maior provedor de acesso do país. Um ano depois, o Congresso Americano aprovou o Telecommunications Bill, que pune a divulgação de pornografia na rede.

8. Em 1998, foi fundada a loja virtual Submarino. No mesmo ano, o governo brasileiro lançou o programa Sociedade da Informação, para combater a exclusão digital.

9. Em 2000, surgiu o Napster, que causou polêmica ao permitir o compartilhamento de arquivos de som e vídeo, infringindo assim as leis de direito autoral. Quatro anos depois, apareceu o Orkut, site de comunidades digitais.

10. No aniversário de 10 anos da internet no Brasil, em 2005, o país atingiu a marca de 30 milhões de internautas.

Livro traz curiosidades sobre invenções.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 redes sociais

10 redes sociais

1. O primeiro site com características de rede social surgiu em 1997. Era o Six Degrees, criado para provar a teoria dos seis graus de separação – um amigo é uma relação de primeiro degrau; o amigo do amigo, segundo;...

10 curiosidades sobre o Facebook

10 curiosidades sobre o Facebook

1. O “The Facebook” foi lançado em um dormitório da Harvard no dia 4 de fevereiro de 2004. O fundador foi o ex-universitário Mark Zuckerberg. Ele teve a ajuda dos colegas Eduardo Saverin (um brasileiro) e Andrew McCollum. 2. Saverin...

Histórias curiosas do Facebook

Histórias curiosas do Facebook

  Em janeiro de 2009, a terapeuta ocupacional Lynn France descobriu que seu marido, John, havia se casado novamente em segredo. Ela descobriu no Facebook um álbum com 200 fotos do casamento de John com outra mulher. O problema foi que Lynn e John não estavam...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This