Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Emoticon

24 de abril de 2019

1. Em 1969, o escritor Vladmir Nabokov “anteviu” o emoticon, ao responder dessa maneira a uma pergunta da reportagem do jornal “The New York Times”: “Deveria existir um sinal tipográfico especial para um sorriso – uma espécie de marca côncava, um colchete invertido, que eu gostaria de traçar agora em réplica à sua questão”.

2. O primeiro emoticon foi digitado no dia 19 de setembro de 1982, as 11h44. O professor universitário norte-americano Scott Fahlman inventou as sequências de caracteres ou “carinhas” que ajudam a demonstrar emoções em mensagens escritas na Internet.

3. A mensagem original enviada por Scott ao fórum online da Universidade Carnegie Mellon foi: “Eu proponho que a seguinte sequência de caracteres seja usada para sinalizar uma piada:
🙂
Para sinalizar coisas que não sejam piadas, use:
🙁 

4. O professor estava cansado de confusões nas mensagens entre pesquisadores e estudantes, que misturavam temas sérios com brincadeiras, que quase nunca eram interpretadas com bom-humor.

5. Scott Falman nasceu no dia 21 de março de 1948, em Medina, Ohio, Estados Unidos.

6. O professor, que nunca recebeu dinheiro pela invenção, não gosta de “emoticons animados” e nem dos “círculos amarelos”, pois acha que eles “estragam a diversão”. “É mais desafiador tentar descobrir maneiras de expressar as emoções humanas usando só o conjunto padrão de caracteres do alfabeto romano”.

7. Scott afirmou que  se surpreende com o fato de as pessoas ainda utilizarem os emoticons, apesar de agora ser possível enviar fotos e vídeos na comunicação online. “As pessoas gostam desses símbolos, e acho que eles ainda vão durar algumas décadas.”

8. Mesmo com o sucesso consolidado da invenção, Scott declarou em entrevista para o jornal “Folha de S. Paulo”, em março de 2010, que a invenção foi uma das coisas mais “desinteressantes” que fez na vida.

9. O inventor recebe o crédito pelo 🙂 e pelo 🙁 , mas declarou em entrevista que gostaria de ter inventado também o emoticon que pisca 😉 e o que grita :-O .

10. Cerca de 10% das mensagens enviadas pelo microblog Twitter contêm pelo menos um emoticon. 

=)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This