facebook logo

 

1. O “The Facebook” foi lançado em um dormitório da Harvard no dia 4 de fevereiro de 2004. O fundador foi o ex-universitário Mark Zuckerberg. Ele teve a ajuda dos colegas Eduardo Saverin (um brasileiro) e Andrew McCollum.

2. Saverin foi afastado do projeto porque Zuckerberg não concordava com algumas ideias do colega. Mesmo assim, o brasileiro conseguiu o direito de ter seu nome incluído como um dos co-fundadores do site, além de possuir 5% da empresa (1 bilhão de dólares).

3. Zuckerberg projetou a rede social para ser utilizada apenas pelos estudantes de Harvard. Mas, em dois meses, ela se expandiu para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Boston, o Boston College e todas as escolas Ivy League. Em dezembro de 2004, o número de usuários chegou a 1 milhão.

4. Em outubro de 2007, a Microsoft comprou 1,6% do Facebook por 240 milhões de dólares.

5. O Facebook atingiu 400 milhões de usuários em fevereiro de 2010. O número de cadastros superou o da população de toda a América do Sul. Em setembro do mesmo ano, a quantidade de usuários subiu para cerca de meio bilhão, fazendo com que o Facebook se tornasse a maior rede social do mundo.

6. Em 2005, o artista David Choe pintou as paredes da primeira sede do Facebook e aceitou receber seu pagamento em ações da empresa, mesmo considerando a rede social “ridícula e descabida”. Com a negociação na bolsa de valores, sua parte poderá valer até 200 milhões de dólares. Em 2010, Bono Vox, vocalista da banda U2, comprou 1,5% do Facebook por 120 milhões de dólares. Em 2011, essa pequena porcentagem da empresa já valia 728 milhões de dólares.

7. No dia 1 de fevereiro de 2012, o Facebook solicitou ao órgão regulador do mercado financeiro americano a autorização para venda de ações a investidores. Foi o primeiro passo da empresa em direção à oferta pública de seus títulos. Com a operação, o valor estimado da rede social pode chegar a até 100 bilhões de dólares – quantia 40 vezes maior que o PIB brasileiro. Isso significa que 0,1% da empresa poderá valer 100 milhões de dólares.

8. Até janeiro de 2013, Marck Zuckerberg, CEO do Facebook, ganhava um salário de 500 mil dólares. Nessa data, ele abdicou do pagamento, recebendo um salário simbólico de 1 dólar por mês. Sheryl Sandberg, diretora comercial, ganha 300 mil. Com a venda das ações, Sheryl Sandberg, que detém 0,1% dela, pode se tornar a mulher mais rica entre os bilionários do Vale do Silício.

9. Em fevereiro de 2012, o Facebook acumulava 845 milhões de usuários ativos, que curtiam e comentavam 2,7 bilhões de vezes ao dia.

10. Metade da renda anual do Facebook, que beira o um bilhão de dólares, vem de publicidade.

O Guia dos Curiosos também está no Facebook!