Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O livro verificador de citações: elementar, meu caro Watson?

21 de junho de 2011

Para imitar Sherlock Holmes, detetive criado pelo escritor britânico Conan Doyle, boa parte das pessoas deve fingir que fuma um cachimbo e dizer “elementar, meu caro Watson”. Acontece que Holmes nunca disse isso. Nos quatro romances e 56 contos em que ele aparece, Holmes fala “elementar” e “meu caro Watson”, mas nenhuma vez os dois trechos juntos.

Darth Vader nunca disse “Luke, eu sou seu pai”. A frase mais clássica de Star Wars V: O Império contra-ataca na verdade é “Não, eu sou seu pai”. O vilão diz isso quando Luke Skywalker o acusa de ter assassinado seu pai.

Outra citação cinematográfica é do filme Casablanca, de 1942. A norueguesa Ilsa Lund nunca disse “Play it again, Sam” ao pedir que o pianista toque uma canção. O erro ganhou mais força ainda com um filme de Woody Allen chamado chamado Play it again, Sam. No Brasil, o título era Sonhos de um sedutor.

Citações como essa acabam se popularizando e tornando-se sinônimo das pessoas a quem são erroneamente atribuídas. O escritor irlandês Ralph Keyes decidiu reunir esses enganos no livro The quote verifier: Who said what, where and when (“O verificador de citações: Quem disse o quê, onde e quando”), lançado em 2006.


Nele, ele procura a origem de frases famosas e checa quem foram seus autores. Por exemplo, Napoleão Bonaparte provavelmente nunca disse “Um exército marcha sobre seu estômago”. O rei prussiano Frederico, o Grande, que faleceu dois anos antes do nascimento de Napoleão, falou algo semelhante: “Um exército, como uma serpente, caminha sobre a barriga”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os filmes dos Muppets

Os filmes dos Muppets

1. O primeiro longa-metragem, Muppets - O filme, foi lançado em 1979 e garantiu a ida dos fantoches ao estrelato. 2. Na história, as brincadeiras eram metalinguísticas: Kermit era levado a Hollywood para fazer gravações e acabava se...

10 fatos curiosos sobre os livros

10 fatos curiosos sobre os livros

Os sábios chineses foram os pioneiros na arte de imprimir livros. Mas o livro mais velho que se tem conhecimento é uma cópia do "Diamond Sutra", impresso em 11 de maio de 868 e encontrado nas grutas de Dunhuang, no Turquestão. Eram discursos de Buda para seu discípulo...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Ana Paula

    Realmente, Sherlock nunca disse ‘elementar, meu caro watson’. Quem juntou as palavras foi William Gillette, o primeiro ator a interpretar o personagem no teatro, isso no começo do século passado 🙂 Grandes Detetives: http://www.grandesdetetives.com/sherlock/

    Responder
  2. Vitória Vilela

    Na série As Aventuras de Sherlock Holmes de 1984,é o próprio Watson quem diz ao Holmes: “É elementar, meu caro Holmes”

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This