Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Herança africana na nossa língua

24 de abril de 2019

 

Ama-seca
O termo ama-seca surgiu na época da escravidão e correspondia à escrava que não amamentava. A escrava que dava de mamar era chamada de ama-de-leite.

Boçal
O termo boçal queria dizer escravo recém-chegado e que não falava português.

Nas coxas
A expressão “feito nas coxas”, muito usada para designar algo mal feito, remonta à época da escravidão. As telhas dos telhados dos casarðes eram moldadas, em barro, nas coxas dos escravos. Como cada escravo tinha um tamanho de coxa diferente, surgiu a expressão.

Xilindró
Hoje significa prisão. A origem é da língua banto. Era como os escravos brasileiros chamavam seu esconderijo no mato.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem da palavra “robô”?

Qual é a origem da palavra “robô”?

O nome dos robôs, máquinas criadas para substituir o homem, deriva do thceco “robota”, que significa trabalho forçado, trabalho escravo. A palavra apareceu pela primeira vez na peça de teatro "R.U.R.: Robôs Universais de Rossum", do escritor checo Karel Čapek. Ele...

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

O surgimento e a história do sistema de pontuação têm acompanhado o desenvolvimento da escrita. No começo, os textos eram redigidos em letra maiúscula  e de forma contínua, sem espaço entre os vocábulos. Zénodoto de Éfeso (320-240 a.C.), responsável pela Biblioteca de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This