Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Dicionário Houaiss

24 de abril de 2019

 

O Dicionário Houaiss (pronuncia-se uáis) começou a ser elaborado em 1985 pelo filósofo e diplomata Antônio Houaiss. Contou com o trabalho de mais de 140 especialistas brasileiros e portugueses, além de palavras usadas em São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor Leste.

Em sua primeira fase, o projeto foi bancado pelo Instituto Antônio Houaiss, com verba privada e estatal. Quando o dinheiro acabou, em 1992, o projeto foi interrompido. A editora Objetiva, que ficou com a parte final de pesquisa e edição, investiu 5 milhões de reais na obra.

O dicionário só pôde ser finalizado porque estabeleceu-se um limite de 228.500 verbetes e que o prazo final deveria ser o ano 2000. Todos os profissionais envolvidos no projeto se orientavam num manual de redação de 100 páginas elaborado por Houaiss. E uma equipe de 35 pessoas trabalhava em tempo integral nas revisões dos originais. Ao todo, foram seis leituras.

Uma gráfica italiana foi escolhida para fazer a impressão e a encadernação porque no Brasil não havia uma empresa que fizesse o trabalho em um único volume. Segundo pesquisas da editora, o público prefere o dicionário em um só tomo.

Livro ensina a nova ortografia para crianças de maneira descontraída.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem da palavra “robô”?

Qual é a origem da palavra “robô”?

O nome dos robôs, máquinas criadas para substituir o homem, deriva do thceco “robota”, que significa trabalho forçado, trabalho escravo. A palavra apareceu pela primeira vez na peça de teatro "R.U.R.: Robôs Universais de Rossum", do escritor checo Karel Čapek. Ele...

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

O surgimento e a história do sistema de pontuação têm acompanhado o desenvolvimento da escrita. No começo, os textos eram redigidos em letra maiúscula  e de forma contínua, sem espaço entre os vocábulos. Zénodoto de Éfeso (320-240 a.C.), responsável pela Biblioteca de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This