Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A origem e curiosidades dos números

8 de julho de 2020
  1. Um, do latim unus, segundo o filósofo Tomás de Aquino, “é o princípio dos números”. Para os indo-árabicos, que inventaram nosso atual sistema de numeração, ele representava o homem em sua unicidade.
  2. Origina-se do latim duo. Os gregos chamavam o número dois de beta, a segunda letra de seu alfabeto.
  3. O três (latim tres) era designado em sânscrito por tri, cujo significado é “exceder”.
  4. O quatro, do latim quatuor, tomou esse nome da figura quadrada.
  5. O cinco vem do latim quinque. Em várias línguas, cinco quer dizer “mão” ou “mão estendida”.
  6. A palavra seis vem do vocábulo latino sex. Ele também deu origem ao seu nome em francês (six), em espanhol (seis) e italiano (sei).
  7. O sete é considerado em diversas religiões um número sagrado. Origina-se do latim septum.
  8. A palavra latina octo deu origem a oito, que era usado pelos discípulos do filósofo Pitágoras como o símbolo da justiça.
  9. Nove deriva da palavra latina nouem, que quer dizer novo. Ele foi batizado assim porque antecede uma nova ordem dos números: as dezenas.
  10. O dez, do latim decem, é assim chamado porque reúne os números que o antecedem. Desmós, dez em grego, significa “tudo que serve para juntar, unir”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem da palavra “robô”?

Qual é a origem da palavra “robô”?

O nome dos robôs, máquinas criadas para substituir o homem, deriva do thceco “robota”, que significa trabalho forçado, trabalho escravo. A palavra apareceu pela primeira vez na peça de teatro "R.U.R.: Robôs Universais de Rossum", do escritor checo Karel Čapek. Ele...

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

O surgimento e a história do sistema de pontuação têm acompanhado o desenvolvimento da escrita. No começo, os textos eram redigidos em letra maiúscula  e de forma contínua, sem espaço entre os vocábulos. Zénodoto de Éfeso (320-240 a.C.), responsável pela Biblioteca de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This