Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a origem da expressão “cargas d’água”?

30 de abril de 2020

A origem é usar a água da chuva, do mar ou do rio para faltar a um compromisso. É uma mentira branca. Então a pessoa não comparece, mesmo não tendo chovido, mesmo não havendo nada na navegação, nenhum acidente ou incidente para atravessar um rio, e o outro tem razão de perguntar “por que cargas d’água você faltou?”. É uma manifestação de surpresa sem que se saiba o motivo.

Nós temos que tomar muito cuidado com a explicação dessas expressões porque, às vezes, elas apenas surgem de desabafos populares, de criações instantâneas. Outra explicação para essa expressão, que não está documentada, é a de que as Naus sofreram variações no curso por tsunami ou temporais. Os navegadores acabavam desembarcado no lugar que não tinha planejado e se perguntavam porque cargas d’água teriam chegado ali.

Resposta do professor de língua portuguesa Deonísio da Silva, autor do livro “De Onde Vêm as Palavras?”

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem da palavra “robô”?

Qual é a origem da palavra “robô”?

O nome dos robôs, máquinas criadas para substituir o homem, deriva do thceco “robota”, que significa trabalho forçado, trabalho escravo. A palavra apareceu pela primeira vez na peça de teatro "R.U.R.: Robôs Universais de Rossum", do escritor checo Karel Čapek. Ele...

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

O surgimento e a história do sistema de pontuação têm acompanhado o desenvolvimento da escrita. No começo, os textos eram redigidos em letra maiúscula  e de forma contínua, sem espaço entre os vocábulos. Zénodoto de Éfeso (320-240 a.C.), responsável pela Biblioteca de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This