Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

De onde vem a língua portuguesa?

24 de abril de 2019

Os especialistas dividiram as línguas em famílias. A mais importante é a indo-européia, falada por quase 50% da população mundial. Não se sabe em que região a língua indo-européia surgiu, mas todas as transformações dessa família originaram idiomas como o germânico e o românico (neolatinas), o balto-eslavo, o indo-iraniano, o grego, o céltico, o albanês e o armênio.

O parentesco entre estas línguas é explicado pelas modificações do latim. Ele é resultado da transformação regional do indo-europeu, que se estabeleceu na região do Lácio, no centro da Itália, quando o império romano estava se formando.

O latim se sobrepôs a várias línguas, fazendo-as desaparecer ou se transformar, com as conquistas romanas. A prova de que o grupo indo-europeu realmente existiu é o sentido semelhante entre palavras de grupos linguísticos diferentes, como o germânico (inglês), o itálico (latim e português) e o indo iraniano (sânscrito).

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

A origem dos acentos e símbolos gramaticais

O surgimento e a história do sistema de pontuação têm acompanhado o desenvolvimento da escrita. No começo, os textos eram redigidos em letra maiúscula  e de forma contínua, sem espaço entre os vocábulos. Zénodoto de Éfeso (320-240 a.C.), responsável pela Biblioteca de...

Quando começamos a colocar o pingo no i?

Quando começamos a colocar o pingo no i?

A adição do ponto sobre a letra i data do século XVI. Quando os caracteres góticos foram adaptados, os dois is (ii) eram frequentemente confundidos com a letra u. Para evitar esse problema, criou-se o costume de acrescentar a ele o acento gráfico til, o apóstrofo e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This