A adição do ponto sobre a letra i data do século XVI. Quando os caracteres góticos foram adaptados, os dois is (ii) eram frequentemente confundidos com a letra u. Para evitar esse problema, criou-se o costume de acrescentar a ele o acento gráfico til, o apóstrofo e outros sinais, até se desenvolver o i com ponto. Esses acentos se transformaram em ponto simples a partir do começo do século XVI. Para alguns copistas da época, no entanto, essa prática não era muito aceita. Daí a expressão “colocar pingo no i”, com o sentido de decidir alguma coisa.
Postagens Relacionadas
Qual é a origem da expressão “cargas d’água”?
30 de abril de 2020
Ponto
24 de abril de 2019
Herança africana na nossa língua
24 de abril de 2019
A história curiosa dos sinais de pontuação
24 de abril de 2019
Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente
Abobrinhas do dia
- O ponto mais quente da história da Terra (em escala humana) foi em El Aziza, na Líbia. Dia 13 de setembro de 1922, os termômetros marcaram 58 ºC.
- O Sudão é o 10º maior país do mundo, com 2.505.813 km².
- Turofobia é o nome que se dá a quem tem uma aversão irracional a queijos.
Dia…
do Oncologista
do Truco
do Protético
Nacional das Loiras
da Juventude
do Sonhador
do Soldado Constitucionalista
Veja maisSanto do dia
Santa Verônica Giuliani Verônica nasceu em 1660, em Mercatello, na Itália. Ingressou na vida religiosa aos 17 anos quando entrou para o Convento das Irmãs Clarissas. Teve experiências místicas e, numa delas, sentiu seu coração ser atravessado por uma lança incandescente enquanto orava. Viveu cerca de 30 anos em reclusão e formou um diário de 44 volumes. Verônica morreu em 1727 e os médicos constataram que o coração da santa tinha cicatrizes.
Veja maisAniversários
Anjelica Huston - atriz (1951)
Charles Gavin - músico (1960)
Tom Hanks - ator (1956)
Ana Botafogo - bailarina (1956)
O. J. Simpson - jogador de futebol americano (1947), falecido em 10/04/2024
Bon Scott - músico (1946), falecido em 19/02/1980
Mercedes Sosa - cantora (1935), falecida em 04/10/2009
Carlos Chagas - médico (1878), falecido em 08/11/1934
Veja maisMortes
Vinicius de Moraes - compositor (1980), nascido em 19/10/1913
Veja maisFrase do dia
“Você não deve escrever para crianças. Elas são muito complicadas. Você só pode escrever livros que sejam do interesse delas.”
Maurice Sendak, escritor norte-americano
