Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história do jingle da D.D. Drin

8 de junho de 2020
Dedetizadora fundada em 1957, a D.D. Drin se tornou realmente conhecida por causa de um jingle lançado em 1976. A campanha nasceu por sugestão de José Maugeri Neto, que era amigo do proprietário da empresa, Claudio M. Valle.  Maugeri compôs o jingle já pensando no filme  de animação. Ele convidou o desenhista Ely Barbosa para produzir o desenho com a banda de insetos. A história é contada no livro “Jingle é a alma do negócio”, do professor Fábio Barbosa Dias. O “D.D.’ do nome da empresa significa Desinsetização Domiciliar.

 

Outra curiosidade: em 1955, Maugeri Neto compôs a marcha “Leão do Mar”, em comemoração à conquista do campeonato paulista daquele ano pelo Santos Futebol Clube. A marcha acabou se tornando o hino mais popular do time (“Santos, Santos, Gol/Agora quem dá bola é o Santos”). A parceria foi com o irmão, Antonio Maugeri, que usava o pseudônimo de Maugeri Sobrinho, mesmo não tendo o nome do tio.

 

Compositor fez também música da Copa de 58 e jingle de Jânio

 

Em 1958, quando o Brasil venceu sua primeira Copa do Mundo de futebol, na Suécia, Maugeri Neto, Victor Dagô, Lauro Müller e Maugeri Sobrinho criaram “A Taça do Mundo é Nossa”, que se tornou um clássico das músicas futebolísticas. Quando a Seleção Brasileira ainda jogava as semifinais, ele gravou o tema e o distribuiu para as emissoras de rádio tocarem em caso de conquista. “Curiosamente, ele deu os créditos de autoria da música ao seu filho, Wagner Maugeri, que na época ainda era um garoto”, escreveu Dias.

 

Maugeri Neto também assinou vários jingles políticos. O mais famoso de todos foi “Varre, varre, vassourinha”, usado por Jânio Quadros, vitorioso na campanha para a presidência do Brasil em 1960. Maugeri fez o jingle em parceria com Fernando Azevedo de Almeida, amigo de Jânio.

 

Ouça agora a versão do jingle da D.D. Drin cantada pela banda Bek e os Tio de Fusca, especial para o “Você é Curioso?”

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Valisére: o último sutiã a gente também não esquece

Valisére: o último sutiã a gente também não esquece

Uma das campanhas publicitárias mais premiadas de todos os tempos foi "Meu Primeiro Sutiã", de 1987. A criação foi de Camila Franco e Rose Ferraz, com direção de Washington Olivetto. Ela fez tanto sucesso que teve desdobramentos nos anos seguintes. [yotuwp...

Loucuras do comercial da esponja de aço Q´Lustro

Loucuras do comercial da esponja de aço Q´Lustro

Em suas pesquisas, o professor Fábio Dias, autor do livro "Jingle é a alma do negócio" (Panda Books), encontrou um jingle da esponja de aço Q'Lustro do final da década de 1960. O comercial é curioso por ser totalmente desconectado com os cuidados que a publicidade...

A campanha dos Mamíferos da Parmalat

A campanha dos Mamíferos da Parmalat

Em 1996,  a agência DM9DDB recebeu o pedido para a criação de uma campanha para o leite Parmalat. O criativo Erh Ray lembrou de fotos de um livro do fotógrafo americano Tom Arma nas quais crianças foram clicadas vestindo fantasias de animais. Ray entrou em contrato...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This