10 curiosidades sobre o tênis

9 de junho de 2020
  1. No século 19, o galês Walter Clopton Wingfield imaginou um jogo para a diversão de seus convidados antes do real propósito da visita, a caça ao faisão. Foi no gramado de sua mansão que se disputaram as primeiras partidas de tênis.
  2. Os membros do Wimblendon Cricket Club adotaram o novo esporte para suas quadras, pouco utilizadas depois que o críquete entrou em baixa, no final do século 18. A Associação de Tenistas Profissionais inaugurou o ranking mundial em 1973.
  3. O árbitro Alan Mills, responsável pelos juízes do torneio de Wimbledon, declarou em junho de 2005 ao jornal “Sunday Times” que defende uma mudança nas regras a fim de proibir as tenistas de gemer durante as partidas. Segundo ele, os ruídos atrapalham as jogadores “silenciosas”, que chegaram até a imitar a adversária para mostrar a ela que estão ofendidas. Um dos alvos da nova norma seria a russa Maria Sharapova, que emite gemidos de até 100 decibéis (mesmo barulho de um pequeno avião aterrisando). Por outro lado, Adam Levine, vocalista do grupo Maroon 5, namorou Maria Sharapova em 2005. Terminado o romance, o deselegante rapaz contou ao jornal russo “Exile” a atuação da tenista na cama: “Ela não fazia nenhum barulho na hora do sexo. Não posso dizer o quanto eu ficava desapontado. Eu sempre esperava, como outros caras, que ela gritasse bastante, mas ao contrário, ela deitava e ficava que nem um sapo”.
  4. A mais longa partida de tênis durou três dias, terminando em 24 de junho de 2010. Foram mais de 11 horas de disputa entre o americano John Isner e o francês Nicolas Mahut, no torneio de Wimbledon. Isner venceu no quinto set com o placar de 70 a 68. Além de quebrar o recorde de partida mais longa, o jogo também se consagrou como o de maior quantidade de aces (saques em que o adversário não defende a bola), maior  quantidade de games em uma só partida e de set mais longo.
  5. O tenista suíço Roger Federer começou a jogar profissionalmente em 1998. Logo depois de ganhar seu primeiro Grand Slam, os organizadores do torneio de Gstaad (Suíça) lhe presentearam com uma vaca. Ele a batizou de Julieta.
  6. Uma bola lançada por um jogador de tênis pode atingir a velocidade de 200 km/h!
  7. Dwight Fille Davis, universitário e tenista americano, não estava satisfeito apenas em ganhar os torneios locais. Membro da equipe de tênis da Universidade de Harvard, ele queria enfrentar tenistas de outros países. Em 1900, Davis mandou fazer uma taça de prata e convidou três ingleses para o chamado Campeonato Internacional de Tênis, a primeira competição de tênis entre países. Dia 9 de fevereiro, eles disputaram os jogos em Boston. Vitória dos americanos por 3 X 0. A taça ganhou o nome de seu criador, mais tarde secretário de Estado norte-americano. O torneio acabou sendo aberto a outras nações. Hoje, o Grupo Mundial, divisão principal, é disputado por 16 países. Desde 1972, os países são separados em duas divisões. Os jogos do Grupo Mundial são sorteados aleatoriamente, enquanto na segunda divisão jogam equipes sempre do mesmo continente na primeira fase. Mesmo com a entrada de profissionais na disputa a partir de 1973, a Federação Internacional de Tênis sempre quis dar uma fachada amadorística à disputa. Os tenistas da cada país disputam quatro jogos de simples e um de dupla. As vitórias valem 1 ponto na contagem da competição.
  8. Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória francesa na Copa Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Ele usou a figura de um crocodilo como brasão em um blazer azul-marinho e em uma camisa de mangas curtas, com gola e botões que iam até o pescoço, desenhados por ele mesmo. O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Dois anos depois, ele abandonou as quadras por causa de uma tuberculose e se dedicou totalmente aos negócios de sua grife.
  9. Peter Graf, pai da tenista Steffi Graf, incentivava a filha a praticar o esporte. Aos 4 anos, se ela acertasse vinte bolas seguidas, ganhava um pirulito. Quando chegou aos 8 anos, Steffi precisava rebater cinqüenta bolas para ganhar uma boneca Barbie nova.
  10. Você sabe o que significa cada lance do tênis? O ace é um saque que, bem colocado ou batido com muita eficácia, não dá chance ao adversário de pegar a bola na tentativa de resposta. Backhand é uma bola batida com o dorso da mão virado para a frente. Forehand é uma bola batida com a palma da mão virada para fora. Voleio é uma jogada executada junto à rede. E topsin é uma jogada com efeito, que faz a bola passar alta sobre a rede para, em seguida, sofrer uma brusca decaída.

Leia também: Quem foi Roland Garros? 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This