Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Guerra dos Farrapos

24 de abril de 2019
  1. Começou no Rio Grande do Sul e se estendeu até Santa Catarina. Conhecidos como farrapos, os revoltosos defendiam maior autonomia política e econômica para as províncias.
  2. Eles eram a favor de um governo federativo e republicano. Queixavam-se ainda dos altos impostos cobrados sobre o charque, o couro e o trigo, os principais produtos da economia local. Os gaúchos também se sentiam abandonados pelo império.
  3. O grande líder do movimento foi o deputado federalista e coronel de milícias Bento Gonçalves da Silva. Ele entrou em Porto Alegre e destituiu o presidente da província, Antônio Fernandes Braga, nomeado pelo governo regencial.
  4. Porto Alegre foi retomada por forças imperiais, mas os rebeldes aumentaram o controle das áreas e proclamaram a República Rio-Grandense em 11 de setembro de 1836. A localidade de Piratini foi escolhida como capital.
  5. Pronto para atacar Porto Alegre, Bento Gonçalves foi preso na travessia do rio Jacuí em outubro de 1836 e acabou sendo mandado para a Bahia.
  6. Mesmo assim, os rebeldes continuaram avançando e chegaram à cidade de Lages (SC). Gonçalves fugiu da cadeia em abril de 1837 e voltou à região. O movimento não parava de crescer.
  7. Uma expedição capitaneada pelo italiano Giuseppe Garibaldi, foi enviada a Laguna, no litoral catarinense, onde seria estabelecida a República Juliana.
  8. O contra-ataque das forças do governo, mais bem equipadas, se iniciou em 1840.
  9. Dois anos depois, Luís Alves de Lima e Silva, futuro duque de Caxias, chegou para acabar com a rebelião.
  10. 10. Inferiorizados após várias derrotas, os rebeldes aceitaram o armistício em 28 de fevereiro de 1845.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio vem do latim "Alpharabus", nome latino do grande filósofo árabe Abu Nasr Mohammad Ibn al-Farakh al-Farabi, assim chamado por ter nascido numa aldeia próxima a Farab, no Turquistão, em território hoje pertencente ao Irã. Fez seus primeiros estudos em Farab e...

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

"No Hemisfério Norte, a Primavera é a primeira estação do ano", diz o professor Warde Marx. "Para nós, no Hemisfério Sul, é o começo do fim do ano". Qual é a origem das estações do ano? De onde vieram seus nomes? Aí tem História. A princípio, os termos latinos "ver" e...

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This