Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os diferentes tipos de mangás e animês

24 de janeiro de 2022

Tanto os mangás (as histórias em quadrinhos japonesas) quanto os animês (os desenhos animados japoneses) são classificados inicialmente a partir do público-alvo e da faixa etária. Silvio Alexandre, especialista no tema, apresenta as principais subdivisões:

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Shounen

Voltado para o público infanto-juvenil masculino, o enredo é cheio de ação e aventura, com lutas, magia e humor. Os personagens procuram se tornar pessoas melhores, corrigir um passado ruim ou proteger aqueles que amam. Alguns exemplos: “Dragon Ball”, “One Piece” e “Naruto”.

Shoujo

As histórias, direcionadas para o público adolescente feminino, apresentam os chamados “ritos de passagem” de uma mulher. São os dramas e as preocupações das meninas durante a adolescência, como o primeiro amor e o primeiro beijo. Entram aqui: “Sailor Moon”, “Sakura Cardcaptor” e “Candy Candy”.

Seinen

Temas sérios e humor para o público masculino adulto. Elas possuem cenas de violência ou nudez leve. Casos de: “Akira”,  “Lobo Solitário” e “Ghost in the Shell”.

Josei

Apresenta realismo nas tramas e romances, com foco no cotidiano, com profundidade psicológica das personagens. É o preferido do público feminino adulto. A sexualidade é explorada de forma sóbria. Alguns exemplos: “Honey and Clover”, “Paradise Kiss” e “Usagi Drop”.

Além disso, existe também uma classificação a partir de gêneros, ou seja, de acordo com a temática ou a estética que apresentam. “Mecha” são histórias com robôs gigantes (geralmente bípedes), controlados por um piloto. “Yaoi” aborda relações românticas entre homens e “Yuri”, relações  homoafetivas entre mulheres. “Como vários desses gêneros acabam se misturando dentro de uma mesma obra, alguns podem pensar que essa classificação é confusa e não tem sentido”, afirma Sílvio Alexandre. “Mas ela ajuda o mercado editorial a se posicionar na produção e nas vendas. Assim como auxiliam os estudos acadêmicos nas pesquisas e no entendimento do processo histórico”.

Leia também: Qual é a origem do Dia do Animê?

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Marvel X DC: guerra de personagens

Marvel X DC: guerra de personagens

Com a estreia de "Gavião Arqueiro", a nova série do Universo Cinematográfico Marvel, voltaram as discussões sobre as semelhanças entre diversos personagens da Marvel e da DC Comics, duas das principais empresas de quadrinhos do mundo e concorrentes há muitos anos....

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Quando a escritora Mary Shelley publicou a história em 1818, Frankenstein era descrito com longos cabelos escuros, dentes muito brancos, 2,5 metros de altura e a pele amarelada. Em suas primeiras adaptações, a criatura sem nome - criada pelo doutor Victor Frankenstein...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
A história do Hard Rock Cafe Curiosidades sobre o Biscoito Globo Como foi criada a Copa do Mundo Curiosidades sobre o Super Dínamo Os doutores mais famosos da ficção – parte 2