Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre a Torre Eiffel

24 de abril de 2019
  1. A torre foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel para a Exposição Universal, realizada em Paris,  na França, no dia 31 de março de 1889. O evento marcou a comemoração do centenário da Revolução Francesa.
  2. Eiffel possuía uma companhia especializada em construir obras em metal. A estrutura da Estátua da Liberdade também leva sua assinatura.
  3. Santos Dumont realizou um voo de meia hora ao redor da Torre Eiffel no dia 19 de outubro de 1901, vencendo o prêmio Deutsch Prize oferecido pelo presidente do Aeroclube de Paris.
  4. O monumento tem 324 metros de altura, divididos em 3 pisos. Quatro metros foram adicionados em 2000, quando uma antena de rádio passou a ocupar o alto da torre. Localizado a 276 metros de altura, o terceiro piso abriga o antigo escritório de Gustave Eiffel.
  5. Cerca de 100 trabalhadores produziram as 18 mil peças que formam a Torre. Outros 132 participaram da construção e montagem.
  6. Os nomes de 72 cientistas estão gravados nas quatro fachadas da obra. Eles chegaram a ser apagados em uma das vezes que a torre foi pintada, mas acabaram sendo recuperados em 1986. Os franceses apelidaram a torre de “Dama de Ferro”.
  7. Cerca de 6 milhões de pessoas visitam o monumento por ano.
  8. A estrutura da Torre Eiffel é feita de 7.300 toneladas de aço e contém 336 holofotes com 600 watts cada um. Ele possui em sua estrutura 2,5 milhões de rebites e 15 mil pedaços de ferro.
  9. Em 1925, um pilantra austro-húngaro chamado Victor Lusting “vendeu” a torre para um empresário francês. Ele afirmou ao comerciante que havia sido incumbido pela prefeitura de Paris para fazer a negociação. O monumento, na época, estava em péssimas condições de conservação na época. O sujeito acreditou e pagou Lusting, que acabou fugindo com a grana pouco depois.
  10. Um norueguês pulou de paraquedas do alto da torre em 15 de maio de 2005. Mas a aventura não foi bem-sucedida. O aparato enroscou em uma das colunas do monumento e o esportista acabou se chocando contra a plataforma do primeiro andar. Apesar de outros terem tentado o mesmo feito, a lei francesa proíbe a prática de qualquer esporte radical no local.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio vem do latim "Alpharabus", nome latino do grande filósofo árabe Abu Nasr Mohammad Ibn al-Farakh al-Farabi, assim chamado por ter nascido numa aldeia próxima a Farab, no Turquistão, em território hoje pertencente ao Irã. Fez seus primeiros estudos em Farab e...

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

"No Hemisfério Norte, a Primavera é a primeira estação do ano", diz o professor Warde Marx. "Para nós, no Hemisfério Sul, é o começo do fim do ano". Qual é a origem das estações do ano? De onde vieram seus nomes? Aí tem História. A princípio, os termos latinos "ver" e...

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This