A torre foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel para a Exposição Universal, realizada em Paris, na França, no dia 31 de março de 1889. O evento marcou a comemoração do centenário da Revolução Francesa.
Eiffel possuía uma companhia especializada em construir obras em metal. A estrutura da Estátua da Liberdade também leva sua assinatura.
Santos Dumont realizou um voo de meia hora ao redor da Torre Eiffel no dia 19 de outubro de 1901, vencendo o prêmio Deutsch Prize oferecido pelo presidente do Aeroclube de Paris.
O monumento tem 324 metros de altura, divididos em 3 pisos. Quatro metros foram adicionados em 2000, quando uma antena de rádio passou a ocupar o alto da torre. Localizado a 276 metros de altura, o terceiro piso abriga o antigo escritório de Gustave Eiffel.
Cerca de 100 trabalhadores produziram as 18 mil peças que formam a Torre. Outros 132 participaram da construção e montagem.
Os nomes de 72 cientistas estão gravados nas quatro fachadas da obra. Eles chegaram a ser apagados em uma das vezes que a torre foi pintada, mas acabaram sendo recuperados em 1986. Os franceses apelidaram a torre de “Dama de Ferro”.
Cerca de 6 milhões de pessoas visitam o monumento por ano.
A estrutura da Torre Eiffel é feita de 7.300 toneladas de aço e contém 336 holofotes com 600 watts cada um. Ele possui em sua estrutura 2,5 milhões de rebites e 15 mil pedaços de ferro.
Em 1925, um pilantra austro-húngaro chamado Victor Lusting “vendeu” a torre para um empresário francês. Ele afirmou ao comerciante que havia sido incumbido pela prefeitura de Paris para fazer a negociação. O monumento, na época, estava em péssimas condições de conservação na época. O sujeito acreditou e pagou Lusting, que acabou fugindo com a grana pouco depois.
Um norueguês pulou de paraquedas do alto da torre em 15 de maio de 2005. Mas a aventura não foi bem-sucedida. O aparato enroscou em uma das colunas do monumento e o esportista acabou se chocando contra a plataforma do primeiro andar. Apesar de outros terem tentado o mesmo feito, a lei francesa proíbe a prática de qualquer esporte radical no local.