1. A torre foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel para a Exposição Universal, realizada em Paris,  na França, no dia 31 de março de 1889. O evento marcou a comemoração do centenário da Revolução Francesa.  TORRE EIFFEL
  2. Eiffel possuía uma companhia especializada em construir obras em metal. A estrutura da Estátua da Liberdade também leva sua assinatura.
  3. Santos Dumont realizou um voo de meia hora ao redor da Torre Eiffel no dia 19 de outubro de 1901, vencendo o prêmio Deutsch Prize oferecido pelo presidente do Aeroclube de Paris.
  4. O monumento tem 324 metros de altura, divididos em 3 pisos. Quatro metros foram adicionados em 2000, quando uma antena de rádio passou a ocupar o alto da torre. Localizado a 276 metros de altura, o terceiro piso abriga o antigo escritório de Gustave Eiffel.
  5. Cerca de 100 trabalhadores produziram as 18 mil peças que formam a Torre. Outros 132 participaram da construção e montagem.
  6. Os nomes de 72 cientistas estão gravados nas quatro fachadas da obra. Eles chegaram a ser apagados em uma das vezes que a torre foi pintada, mas acabaram sendo recuperados em 1986. Os franceses apelidaram a torre de “Dama de Ferro”.
  7. Cerca de 6 milhões de pessoas visitam o monumento por ano.
  8. A estrutura da Torre Eiffel é feita de 7.300 toneladas de aço e contém 336 holofotes com 600 watts cada um. Ele possui em sua estrutura 2,5 milhões de rebites e 15 mil pedaços de ferro.
  9. Em 1925, um pilantra austro-húngaro chamado Victor Lusting “vendeu” a torre para um empresário francês. Ele afirmou ao comerciante que havia sido incumbido pela prefeitura de Paris para fazer a negociação. O monumento, na época, estava em péssimas condições de conservação na época. O sujeito acreditou e pagou Lusting, que acabou fugindo com a grana pouco depois.
  10. Um norueguês pulou de paraquedas do alto da torre em 15 de maio de 2005. Mas a aventura não foi bem-sucedida. O aparato enroscou em uma das colunas do monumento e o esportista acabou se chocando contra a plataforma do primeiro andar. Apesar de outros terem tentado o mesmo feito, a lei francesa proíbe a prática de qualquer esporte radical no local.